quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ensaio traz reportagem sobre África do Sul



Já está disponível na Internet a quinta edição do telejornal Ensaio, produzido pelos alunos do 7º semestre do Curso de Jornalismo da Unimep. O tele é apresentado por Gislaine Bettin e Gustavo Antoniassi e traz reportagem especial produzida por Carla Bovolini, que esteve na África do Sul. Também apresenta retrospectiva com reportagens apresentadas há dez anos pelo programa.

O telejornal Ensaio tem exibição semanal inédita na Unimep TV (Canal 13 da Net Piracicaba), todas as quartas-feiras, às 19h30, com duas reprises, nas quintas-feiras, às 21h30 e sextas-feiras, às 12 horas.

As edições deste semestre podem ser vistas no Portal de Notícias Unimep Jornal.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Expocom Nacional Jornalismo - Unimep é a primeira do interior de SP

De acordo com os resultados oficiais da Expocom 2010 (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação), divulgados hoje pela no Blog do Intercom Sudeste, o Curso de Jornalismo da Unimep foi o segundo colocado – na região Sudeste – em número de trabalhos classificados para a etapa nacional do concurso. Considerando as instituições do interior do Estado de São Paulo ficou em primeiro lugar.


Classificados: Bruno Bianchim, Thiago Gasparetto,
Kaleo Alves, Mônica Camolese e Iuri Botão
Foto: Karla Camargo

Na classificação geral, as instituições com mais trabalhos classificados em jornalismo foram a Universidade Federal de Viçosa (MG) e a Universidade Metodista de São Paulo, com três trabalhos cada. Em segundo aparecem a Unimep e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), com dois trabalhos. Outras onze instituições conseguiram a classificação de um trabalho cada.


Confira os trabalhos classificados no Blog do Intercom Sudeste.

Ensaio tem novas edições na Internet



Já estão disponíveis no portal de notícias Unimep Jornal a terceira e a quarta edições do telejornal Ensaio, que completa dez anos em 2010. A terceira edição é apresentada por Mayara Banow e Zamir de Bellis Júnior e na retrospectiva do material veiculado em 2000 traz imagens dos ex-alunos Helen Sacconi (EPTV Campinas), Cássia Machado, Patrícia Canella. A quarta edição é apresentada por Mayara Cristofoleti e Iuri Botão e traz imagens dos ex-alunos Fabiana Teixeira, Júnior Guarda, Angélica Santi, Juliana Folva, Lúcia Teles, Priscila Tescaro e Caroline Libardi.

O telejornal ensaio tem exibição inédita semanalmente, na Unimep TV. Para conferir as edições na Internet, acesso: Portal Unimep Jornal.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tribuna publica reportagens de alunos sobre base do XV

Fernanda Cristina Pereira - 5º Jornalismo

Uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Unimep, o XV de Piracicaba e o jornal A Tribuna está trazendo aos leitores do impresso, desde o início de maio, reportagens com histórias dos jogadores das categorias de base do clube. Os textos seguem o estilo perfil e retratam fatos até então ausentes das colunas esportivas dos jornais da cidade.



As reportagens e fotos fazem parte de um projeto vinculado às disciplinas Comunicação e Cidadania, Comunicação Popular e Fotojornalismo e estão sendo produzidas por um grupo de alunas do 5º semestre: Camila Duarte, Cynthia da Rocha, Daniele Zanin, Débora Ferneda, Fernanda Cristina Pereira, Graziela Prezotto, Mariane Ferreira e Vanessa Gonçalves.

A coluna publicada em A Tribuna ganhou o título de "Histórias da base" e pretende mostrar uma visão diferente do esporte, um "futebol de salto" contado por mulheres que dividem a mesma paixão pelos gramados. A orientação do projeto é feira pelos professores Ana Camila Negri (Comunicação e Cidadania), e Wanderley Garcia (Comunicação Popular) e Thiago Altafini (Fotojornalismo)

Projeto destaca cultura tirolesa

Projeto desenvolvido por um grupo de alunos do 5º semestre de Jornalismo, nas disciplinas Comunicação e Cidadania e Comunicação Popular, está promovendo a divulgação de informações sobre a cultura tirolesa em Piracicaba. O trabalho foca principalmente o bairro Santa Olímpia, local com ricas manifestações nesta área. Confira a seguir matéria e fotos produzidas pelo aluno Thiago Sanchez Gasparetto.

Conheça Santa Olímpia, o reduto cultural tirolês


Thiago Sanchez Gaspareto - 5º Jornalismo

Já pensou estar em conhecer um local que o faça sentir-se numa colônia européia. Conheça o bairro Santa Olímpia, no município de Piracicaba. A região é reduto cultural de imigrantes tiroleses, junto com Santana.



Coral de danças típicas tirolesas e Igreja de Santa Olímpia

Naturais da região Trentino – Südtirol (Alto Adige), que compreende partes da Itália e da Áustria, os tiroleses se instalaram na região onde hoje é Santa Olímpia no ano de 1892. As principais famílias na região, até hoje, são os Correr, Pompermayer, Stenico, Christofoletti, Brunelli, Degaspari, Forti, Veneri, Negri e Zotelli.



Escadaria da Via Sacra: religiosidade e cultura

Os habitantes do bairro, dos mais velhos aos mais novos, são conservadores em relação às tradições e costumes. Religiosos, os tiroleses gostam de celebrar festas e comemorações na praça da igreja da Imaculada Conceição, onde é possível ouvir em meio ao povo alegre algumas pronuncias do dialeto ítalo-tirolês.

O conjunto cultural do bairro conta com grupo folclórico e de danças (Gruppo Folkloristico Santa Olímpia) e o coral Coro Stella Alpina. Os dois grupos se apresentam em outras cidades e em festas tradicionais italianas, alemãs e a tradicional Festa das Nações de Piracicaba.

Na Rota Tirolesa, que compreende Santa Olímpia e Santana, o visitante vai conhecer a Praça de Santa Olímpia e a Igreja da Imaculada Conceição, a casa de ensaios do Coral, o Museu, almoçar no restaurante La Stua ou apreciar uma saborosa pizza na Pizzaria Nonno Gioti. Em Santana encontram-se as vinícolas e o barracão da Cooperativa do Vinho, onde é produzido o vinho artesanal Trentino, e em dezembro é organizado o Mercadìn de Nadal, o verdadeiro natal tirolês – um mercado a céu aberto na praça central, onde o visitante pode comprar os vinhos, geléias, queijos e os deliciosos pães caseiros que chegam a ser encomendados até por visitantes do exterior.

Jornalismo da Unimep classifica trabalhos para Expocom Nacional

O Curso de Jornalismo da Unimep teve dois trabalhos classificados para a final da XVII Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação), que será realizada em setembro, na Universidade de Caxias do Sul (RS), como parte das atividades do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Os trabalhos classificados, das áreas de revista impressa e jornalismo opinativo, foram vencedores da Expocom Sudeste, realizada no período de 13 a 15 de maio em Vitória, na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), a etapa regional do concurso.


Kaleo, Mônica e Iuri, classificados com a revista Painel
Foto: Karla Kamargo

O primeiro trabalho, intitulado Revista Painel – Ciência e Cultura, foi apresentado pelos estudantes Iuri Domarco Botão, Kaleo Alves e Mônica Camolese, do 7º semestre do curso, sob orientação da professora Rosemary Bars, e foi o vencedor – na região Sudeste – na categoria revista impressa (série). O segundo, intitulado Arte & tendências: heavy metal definindo conceitos, foi produzido pelos alunos Bruno Bianchim Martim e Thiago Sanchez Gaspareto, do 5º semestre, sob orientação da professora Ana Camilla França de Negri, e venceu na categoria jornalismo opinativo – artigo.


Thiago e Bruno: final com artigo sobre heavy metal
Foto: Karla Kamargo

No total, o Curso de Jornalismo inscreveu sete trabalhos na Expocom, dos quais cinco foram classificados para serem apresentados em Vitória, na Intercom Sudeste. O evento contou com a participação de 30 alunos da graduação e dois ex-alunos. Além dos trabalhos da Expocom, o evento também teve a presença de comunicações científicas em dois outros eventos: o Intercom Júnior, destinado a exposição de pesquisas de iniciação científica, e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo, espaço para investigações feitas no âmbito da pós-graduação.

A Expocom, considerada a principal mostra de trabalhos da área de comunicação do país, é organizada anualmente pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

Para mais informações sobre os eventos, acesse o Site Oficial da Intercom.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Facom apresenta dez trabalhos no Intercom Sudeste

A Facom (Faculdade de Comunicação da Unimep) terá dez trabalhos sendo apresentados no Intercom Sudeste, organizado pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) que acontece nesta semana, entre os dias 13 e 15 de maio, na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), em Vitória. São oito trabalhos da área de Jornalismo e dois da área de Rádio e TV, que serão apresentados em três eventos por 18 alunos.



Da área de jornalismo, dois trabalhos desenvolvidos no Curso de Especialização em Jornalismo Contemporâneo serão apresentados nos grupos de pesquisa de jornalismo, espaço dedicado a professores e pesquisadores; no Intercom Júnior, evento destinado a trabalhos de iniciação científica será apresentado um trabalho; e na Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) concorrem cinco trabalhos, nas modalidades de jornal e revista impressos, radiojornalismo, site jornalístico e jornalismo opinativo.

Do curso de Rádio e TV, dois trabalhos serão apresentados, uma radionovela, na área de cinema e audiovisual, e uma produção multimídia, na modalidade de Produção Editorial e Produção Transdisciplinar de Comunicação.


Confira abaixo as datas e horários dos produtos realizados pelos alunos da Unimep. Para ver a programação completa do Intercom Sudeste acesse: Intercom Sudeste – Programação.

Divisões Temáticas – Jornalismo

5ª. Feira – 14 horas – Mesa 2
Conciso e claro? As mudanças implantadas na Folha de S. Paulo para reforçar o projeto editorial
Simone Toledo Leme Cândido (Especialização em Jornalismo Contemporâneo)
Orientador: Prof. Paulo Roberto Botão

5ª. Feira – 14 horas – Mesa 3
Jornalismo On-Line e o Imperativo da Qualidade
Paulo Silas Corte Fonseca (Especialização em Jornalismo Contemporâneo)
Orientador: Prof. Paulo Roberto Botão

Expocom - Jornalismo

Sessão 01 – Jornalismo (6ª. Feira, 09h00 – Sala 030)

Modalidade – Jornal-laboratório Impresso
Na Prática – Jornalismo e Juventude
Autores: Luan Antunes Magalhães e Raphaela Spolidoro (7º semestre)
Orientador: Wanderley Garcia

Modalidade – Revista-laboratório Impressa
Painel – Ciência e Cultura
Autores: Iuri Domarco Botão, Kaleo Alves e Mônica Camolese (7º semestre)
Orientador: Rosemary Bars Mendez

Sessão 02 – Jornalismo (6ª. Feira, 09h00 – Sala 19)

Modalidade – Programa Laboratórial de Radiojornalismo
Série de Reportagens – Obesidade
Autora: Letícia da Costa Coelho (5º semestre)
Orientador: Luiz Veloso

Modalidade – Site Jornalístico
Portal de Notícias Universidade Metodista de Piracicaba
Autores: Camila Floriano Duarte, Cynthia da Rocha, Fernanda Pereira, Karla Morato e Vanessa Tavares (5º semestre)
Orientador: Paulo Roberto Botão

Sessão 04 – Jornalismo (6ª. Feira, 09h00 – Lab Bob II)

Modalidade: Produção em Jornalismo Opinativo
Arte & Tendências: heavy metal definindo conceitos
Bruno Bianchim e Thiago Sanchez Gapareto (5º semestre)
Orientador: Profa. Ana Camilla

Expocom – Rádio e TV

Moralidade: Radionovela (Sábado, 14h00 – Sala 02)
Radionovela Além da Produtora
Autores: Felipe Montejano da Silva
Orientador: Luiz Veloso

Modalidade: Produção Multimídia (Sábado, 16h00 – Sala 02 Micro)
Siog_Int
Autor: Antonio Grela
Orientador: Thiago Altafini

Intercom Júnior

Interfaces Comunicacionais (6ª. Feira, 09h00 – Sala 01)
Jornalismo Econômico e Racionalidade Numérica na Web: a ideologia no ValorOnline
André Lovadine (Formado em Jornalismo 2009)
Orientador: Prof. Belarmino Cesar Guimarães da Costa

Projetos trazem Hip-Hop ao Taquaral



Projeto integrado na área de comunicação e cidadania, envolvendo alunos do 5º semestre de Jornalismo e 3º de Publicidade e Propaganda, viabilizam apresentações de Hip-Hop Cultural no Campus Taquaral da Unimep nesta segunda e terça-feira (10 e 11/05) à noite. As apresentações vão acontece na concha acústica, às 20h05, envolvem grupos da Casa do Hip-Hop de Piracicaba.

Na segunda-feira haverá apresentação de dança de B-Boys e na terça-feira uma exibição da Batalha de Mcs. Durante os espetáculos também será realizada exposição de Grafite. O objetivo dos grupos de estudantes é contribuir com a divulgação das ações da Casa do Hip-Hop e conscientizar a comunidade sobre a importância da arte e das manifestações de cultura popular.

As atividades acontecem sob orientação dos professores Ana Camilla França de Negri (Comunicação e Cidadania), Wanderley Garacia (Comunicação Popular) e Thiago Altafini (Fotojornalismo).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aluno da Unimep recebe prêmio da Câmara de Americana

O estudante Gustavo Antoniassi, do 7º semestre do Curso de Jornalismo da Unimep recebe nesta terça-feira (04), na Câmara Municipal de Americana, o Prêmio Geraldo Pinhanelli de Comunicação. A premiação acontece na categoria assessoria de imprensa, pelo trabalho realizado em 2009 na Unidade de Imprensa na Prefeitura Municipal de Americana.

O objetivo do prêmio, criado por iniciativa do vereador Capitão Crivelari (PP) é reconhecer e valorizar os profissionais de comunicação que trabalham em Americana. A escolha dos comunicadores foi feita através de votação entre os profissionais da cidade. Confira os homenageados nas demais categorias: jornalismo impresso – Arthur Trevisoni, do jornal O Liberal; televisão – Patrícia Sanches, do canal NET Cidade; radiodifusão - Valdir Moreira, da rádio Azul Celeste; fotojornalismo – Paulo Tibério, do jornal O Liberal; jornalismo digital – Claudete Campos, do portal Walter Bartels.

A solenidade acontece nna Câmara Municipal, no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19 horas, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.