segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projeto destaca cultura tirolesa

Projeto desenvolvido por um grupo de alunos do 5º semestre de Jornalismo, nas disciplinas Comunicação e Cidadania e Comunicação Popular, está promovendo a divulgação de informações sobre a cultura tirolesa em Piracicaba. O trabalho foca principalmente o bairro Santa Olímpia, local com ricas manifestações nesta área. Confira a seguir matéria e fotos produzidas pelo aluno Thiago Sanchez Gasparetto.

Conheça Santa Olímpia, o reduto cultural tirolês


Thiago Sanchez Gaspareto - 5º Jornalismo

Já pensou estar em conhecer um local que o faça sentir-se numa colônia européia. Conheça o bairro Santa Olímpia, no município de Piracicaba. A região é reduto cultural de imigrantes tiroleses, junto com Santana.



Coral de danças típicas tirolesas e Igreja de Santa Olímpia

Naturais da região Trentino – Südtirol (Alto Adige), que compreende partes da Itália e da Áustria, os tiroleses se instalaram na região onde hoje é Santa Olímpia no ano de 1892. As principais famílias na região, até hoje, são os Correr, Pompermayer, Stenico, Christofoletti, Brunelli, Degaspari, Forti, Veneri, Negri e Zotelli.



Escadaria da Via Sacra: religiosidade e cultura

Os habitantes do bairro, dos mais velhos aos mais novos, são conservadores em relação às tradições e costumes. Religiosos, os tiroleses gostam de celebrar festas e comemorações na praça da igreja da Imaculada Conceição, onde é possível ouvir em meio ao povo alegre algumas pronuncias do dialeto ítalo-tirolês.

O conjunto cultural do bairro conta com grupo folclórico e de danças (Gruppo Folkloristico Santa Olímpia) e o coral Coro Stella Alpina. Os dois grupos se apresentam em outras cidades e em festas tradicionais italianas, alemãs e a tradicional Festa das Nações de Piracicaba.

Na Rota Tirolesa, que compreende Santa Olímpia e Santana, o visitante vai conhecer a Praça de Santa Olímpia e a Igreja da Imaculada Conceição, a casa de ensaios do Coral, o Museu, almoçar no restaurante La Stua ou apreciar uma saborosa pizza na Pizzaria Nonno Gioti. Em Santana encontram-se as vinícolas e o barracão da Cooperativa do Vinho, onde é produzido o vinho artesanal Trentino, e em dezembro é organizado o Mercadìn de Nadal, o verdadeiro natal tirolês – um mercado a céu aberto na praça central, onde o visitante pode comprar os vinhos, geléias, queijos e os deliciosos pães caseiros que chegam a ser encomendados até por visitantes do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário