quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Debate reúne fotojornalistas de Corinthians e São Paulo

Daniel Augusto Jr., da Agência Corinthians

Rubens Chiri, da Agência São Paulo



























Os fotojornalistas Daniel Augusto Júnior e Rubens Chiri debatem, na Unimep, na próxima segunda-feira, sobre o tema Fotojornalismo e cobertura esportiva no Brasil. Além de serem profissionais de longa trajetória, com passagens por expressivos veículos de imprensa do país, os debatedores têm em comum, neste momento, o fato de atuarem como fotógrafos em dois dos principais times de futebol do país, Corinthians e São Paulo.
Rubens Chiri atua na Agência São Paulo e Daniel Augusto Júnior na Agência Corinthians. Antes de chegarem aos clubes, responsáveis pela (talvez) maior rivalidade no contexto atual do futebol brasileiro, os profissionais já construíram uma rica história no campo do fotojornalismo. Confira abaixo os currículos dos debatedores.

O evento, organizados pelos cursos de Fotografia e Jornalismo da Unimep, será realizado no auditório Verde, Campus Taquaral da universidade, a partir das 19h30, e é aberto a todos os interessados.


Daniel Augusto Júnior
Sou fotojornalista desde 1980, tendo trabalhado em praticamente toda grande imprensa de São Paulo como Folha de S. Paulo, O Globo, Placar, Editora Globo. Participei do projeto inicial do Diário Lance, primeiro diário esportivo em cores, como coeditor de fotografia e repórter fotográfico desde 1997 até 2001. Foi sócio da Agência F4 uma, das primeiras agências de fotojornalismo do Brasil, pioneira na luta dos repórteres fotográficos por melhores condições de trabalho, respeito à lei 9610/98, a Lei do Direito Autoral e pelo respeito ao crédito nas publicações. Em 2003 começou a fotografar para o site do Corinthians, e desde janeiro de 2008 acompanha o time como fotógrafo oficial, um trabalho pioneiro de documentação de treinos, jogos e bastidores. Nesses quase nove anos de trabalho, participou da publicação de nove livros - oito de títulos conquistados e um em homenagem ao ex-técnico Tite. O livro da conquista da Copa Libertadores 2012 de forma invicta ficou duas semanas com o quinto livro mais vendido no Brasil.

Rubens Chiri
Rubens Chiri, paulistano, tem formação em administração de empresas e fotografa profissionalmente desde 1989. Aperfeiçoou-se em Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e em cursos do SENAC. Montou seu estúdio em 1990. Dois anos depois, ingressou no fotojornalismo. Integrou a equipe de fotojornalistas do Diário Popular de 1992 a 1997. Em 1996 fundou a Perspectiva Agência Fotográfica, que presta serviços para empresas nacionais e internacionais. Em 1997 ministrou cursos de fotojornalismo em Oficinas Culturais do Estado. Desde então, vem ministrando palestras em faculdades e entidades ligadas à fotografia. No período de março de 2000 até março de 2001 foi o único fotógrafo do site SportJá! no Brasil. Em 2004 assumiu a presidência da ARFOC-SP - Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo, para a gestão 2004/06 e reeleito presidente até 2008. Reassumiu a presidência em 2014/16. Foi também coordenador da Comissão de Jornalistas de Imagem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e diretor de Cultura e Comunicação do mesmo Sindicato, 2006/08. Participou como delegado do Sindicato em três congressos nacionais de jornalistas organizados pela Fenaj e foi eleito em 2008 diretor da APIJOR - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual. Fez parte da comissão julgadora dos prêmios Esso, Ethos, Consigo e OAB/SP, na categoria fotografia. Atualmente, é fotógrafo e editor de fotografia dos Anuários do Futebol Brasileiro e Turismo (SP), parceiro da Agência Estado. Teve como principais clientes Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Fundação Lemman, Insper, Itaú Cultural, assessorias de comunicação em diversas áreas. Desde 2001 é o fotógrafo oficial do São Paulo Futebol Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário