quarta-feira, 3 de maio de 2017

Palestra na Unimep marca 80 anos do Sindicatos dos Jornalistas
























Os 80 anos do SJSP (Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo) serão tema de palestra e debate que acontecem na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) no próximo dia 15. O evento, organizado pelo Curso de Jornalismo da universidade e pela Regional de Piracicaba da entidade, acontece no Campus Taquaral da Unimep (Sala Vermelha), às 19h30, e é aberto à comunidade.

O presidente do SJSP, Paulo Zocchi, fará palestra sobre a trajetória da entidade e sua importância para a organização dos jornalistas no Estado de São Paulo e no país. O dirigente também fará avaliação do quadro atual enfrentado pelos profissionais da área, considerando as mudanças tecnológicas que afetam a imprensa e também o momento político e econômico vivido no Brasil.

O SJSP é referência na organização dos trabalhadores jornalistas, tendo sido protagonista na conquista de direitos da categoria, como o piso salarial e a jornada de trabalho de cinco horas. A entidade foi decisiva na realização de movimentos grevistas como os de 1961 e de 1979. Além disto, se manteve sempre na luta por direitos gerais da população brasileira, principalmente ligados à democracia.

A palestra e o debate também permitirão aos presentes, principalmente os estudantes de jornalismo da Unimep e os jornalistas da região, o diálogo sobre temas de interesse comum, como a formação do jornalista e a defesa do diploma para o exercício da profissão e o estágio obrigatório para os estudantes. Outro ponto a ser abordado será a necessidade de fortalecimento do sindicato e a campanha de filiação realizada atualmente pela entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário