quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mostra de documentários chega à 11ª edição

Foto: Tito Lívio / Alunos e convidados prestigiaram evento













O auditório Verde do Campus Taquaral da Unimep ficou lotado na última terça-feira, dia 26 de agosto, quando ocorreu a 11ª Mostra de Documentários do Curso de Jornalismo. O evento atraiu, além dos alunos do curso de Jornalismo, estudantes de Radio, TV e Internet da Unimep, professores, pais e amigos dos autores dos vídeos e também pessoas da comunidade que direta ou indiretamente participaram das produções.


Foram exibidos cinco documentários produzidos durante o primeiro semestre deste ano, pela turma que atualmente está no 8º semestre, além de um vídeo institucional produzido graças a uma parceria entre a Unimep e o Ilumina Piracicaba. Confira as sinopses dos documentários, todos realizados sob a orientação da professora Ana Maria Cordenonssi e com apoio técnico do Laboratório da Faculdade de Comunicação.


RecomeçoEste documentário aborda a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a cura de uma das doenças mais temidas: o câncer. Com depoimentos emocionantes de várias pessoas que superaram a doença, o apoio da família, da fé e de ações sociais consta como fator fundamental para vencer a doença.Autores: Adriel Arvolea, Barbara Silva, Camila Chames, Dora Allice Vitti, Elisabete Alhadas, Gustavo Vargas, Jamile Ferraz, Raiza Tronquin.

Socorro da Alma: o Bem dos Animais -
A terapia com o uso de animais tem apresentado bons resultados. Este documentário destaca duas modalidades: a utilizada com cavalos ou éguas (equoterapia) e também a desenvolvida com cachorros (cinoterapia). Traz depoimentos de especialistas, adestradores e profissionais da área da saúde sobre a melhora do quadro clínico dos pacientes. Autores:  Arthur Nunes, Carla Lauton, Eduardo Marins, Juliana Goulart, Larissa Israel, Maria Caroline Ribeiro, Natália Zanini, Wagner Gonçalves.


Muito Além do Lar - Este documentário trata, primordialmente, da história de vida de alguns moradores do “Lar dos Velhinhos” de Piracicaba-SP, apresenta diferentes estilos de vida. Torna conhecidas as diversas facetas da velhice com base nos relatos destes idosos, de forma a respeitar os diferentes modos de vida nessa fase da vida. Autores: André Rossi, Gustavo Belofardi, Luis­ Capucci, Renato Evangelista, André Medolago, Romeu Neto.

Cuidadoras do Tempo - O envelhecimento da população comprova que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou, exigindo novas atividades decorrentes da dependência de outras pessoas o que deu origem ao profissional cuidador. O documentário mostra as histórias e desafios dos profissionais que cuidam de idosos e de pacientes em geral. Autores: Airan Rodrigues, Cris Daniele Yamamoto,Guilherme Pires, José Claudinei Cardoso Júnior, Marina Maimone e Pedro Franco.

Portelinha -
O documentário retrata a história de vida das pessoas que moram na favela Portelinha, em Piracicaba, em condições precárias. Os relatos dos moradores revelam a dura realidade que enfrentam, mas também mostram a disposição deles de enfrentar as adversidades da vida e os anseios de mudar para um imóvel com condições mais dignas.Autores: Ariovaldo Campos Junior, Jessica Rodrigues dos Santos, Lais Menegati Schiavolin, Luana Ruiz, Mariana Espezoto Forlevize, Marina Coltro, Paula Amaral,Thais Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário