segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mostra de Documentários chega à 12ª edição













O Curso de Jornalismo da Unimep promove, no próximo dia 28 de agosto, a sua 12ª  Mostra de Documentários. O evento acontece no Campus Taquaral da Unimep (Auditório Verde), às 19h30, com entrada franca a todos os interessados.
A Mostra é realizada anualmente e reúne trabalhos acadêmicos realizados pelos estudantes do 7º semestre do Curso de Jornalismo. Os temas dos produtos voltam-se a aspectos sociais e culturais da cidade de Piracicaba e região. 
Segundo a professora orientadora dos produtos, Ana Maria Cordenonssi, “a produção dos documentários representa um momento muito importante na formação do profissional de jornalismo porque os estudantes vivenciam as dificuldades da produção jornalística associadas à produção do audiovisual tendo que cuidar também dos procedimentos éticos que esse tipo de trabalho requer”.
A programação deste ano inclui a exibição de sete documentários, intitulados: Frutos da Terra, Beleza Particular, O Amor em Quatro Patas, Quimbol, de Piracicaba para o Mundo, Somos Família e Os sertões de Mandela.

Confira relação de documentários:
FRUTOS DA TERRA
A proposta do documentário "Frutos da Terra" é mostrar a rotina do caipira, desde o nascer até o pôr do sol, as tarefas diárias e os costumes já esquecidos ou desconhecidos por quem enfrenta a atribulada vida nas grandes cidades. A vivência do personagem central, que trabalhou na cidade e depois optou por viver num sítio, mesclada com a opinião de especialistas e de estudiosos do assunto, pontuada com a simplicidade e as belezas da vida no campo reafirmam a importância de manter viva esta cultura.
Equipe: Cristiano Aparecido Augusto Araújo, Isa Franco de Campos, João Victor Longo, José Luiz Zuliani Junior, Maria Luiza Gonçalves Mariano e Walkiria Pompeo
Direção: Walkíria Pompeo

BELEZA PARTICULAR
O documentário “Beleza Particular” parte do princípio de que a beleza está nos olhos de quem vê e de que o conceito do que é belo varia de pessoa para pessoa para mostrar que não se pode adotar um padrão único.  E mais que isso: não só a definição de beleza é particular, mas também a forma como o indivíduo se apropria desse conceito para a própria vida. O vídeo traz diferentes mulheres, que buscam status e aparência visual que lhes satisfaça e ao mesmo tempo reflita seu interior, suas ideologias e estilo de vida.
Equipe: Clara Grizotto, Isabella Uliani, Jose Claudinei Cardoso Junior, Karen Costa, Liliane Maracajá, Murilo Rodrigues Busolin,
Direção: Clara Garcia Grizotto e Murilo Rodrigues Busolin

O AMOR EM QUATRO PATAS
O documentário “Amor em Quatro Patas” aborda a importância da adoção de animais abandonados, mal tratados e deficientes. Traz depoimentos de pessoas que se envolveram com a causa animal e trabalham para tornar a existência destes animais mais feliz, buscando um novo lar ou abrigando-os em suas casas ou canis. O vídeo trata de começos, recomeços, abandono e tristeza, mas também de esperança, carinho, amor e afeto. Características tão humanas e, ao mesmo tempo, presentes nestes animais.
Equipe: Aline Soriani, Bruna Pires, Carolina Figueira, Gabriela Andrade Ferraz, Larissa Mizuhira, Marcela Gallo, Nayara Tramontina 
Direção: Aline Soriani e Gabriela Andrade Ferraz 

AMAZONAS, UMA DÁDIVA DE DEUS
A reportagem especial “Amazonas, uma Dádiva de Deus” mostra como vivem algumas das comunidades ribeirinhas do Alto Rio Negro, a dificuldade, simplicidade e o amor pela terra. O principal foco da reportagem é despertar no público a atenção para a importância da preservação da natureza. O Amazonas tem que ser preservado para as próximas gerações. A exuberância da floresta rica em biodiversidade e os rios possibilitam uma viagem que revela um pouco dessa região que desperta tanta curiosidade e tanto interesse de brasileiros e do resto do mundo.
Repórter: Homero Carvalho

QUIMBOL, DE PIRACICABA PARA O MUNDO
O documentário “Quimbol de Piracicaba para o Mundo” traz a história de um esporte que surgiu na década de 40 numa fazenda na divisa com o Paraná, mas teve a oficialização só na virada do milênio em Piracicaba e, em 2004, ganhou título de identidade cultural  nacional. Criado por Joaquim Bueno de Camargo (Quim), o Quimbol pode ser praticado por pessoas de todas as idades e é a única atividade coletiva com raque no mundo. O vídeo traz depoimentos de praticantes e de pessoas que conviveram com o Quim.
Equipe: Bruna Togni, Diego Ulerich, Iamáris Malvestiti, Joanan de Oliveira Batista, Júlia Alves, Leonardo Nocete, Lucas Neri, Matheus De Munno Durante e Patrícia Santos
Diretores: Bruna Togni e Joanan Oliveira Batista
Foto: Acervo pessoal de Berna Camargo

SOMOS FAMÍLIA
O documentário “Somos Família” aborda as novas configurações de família, por meio do relato de pessoas que estruturaram um lar fora do padrão tradicional: união homoafetiva, filhos adotivos e mãe e pai independentes. O objetivo é refletir sobre essas novas modalidades familiares que se desenvolveram ao longo do processo de histórico da sociedade. O vídeo também mostra a opinião de especialistas sobre essas mudanças e dá mais visibilidade às novas composições familiares. 
Equipe: Bruno Henrique Miano Aguiar, Gloria Bonilha Cavaggioni, Jéssica Fernanda de Souza, Laiane Maria Gastaldello, Lucas Gian Guizo, Natália Cristina Elias, Nathalie Cristine Gallo, Stefanie Alves de Araujo e Thaís de Cássia Firmino
Direção: coletiva

OS SERTÕES DO MANDELA
Este vídeo traz o acampamento “Nelson Mandela” do MST, em Piracicaba, sob a ótica de quem optou por viver ali: dificuldades, rotinas, visões de mundo e os sonhos. A Terra, o Homem e a Luta, capítulos da obra Os Sertões de Euclides da Cunha, norteiam esta história. Chão de terra batida, paredes de madeira, teto de lona, sem esgoto e sem água encanada. Apesar de toda a dificuldade, a paixão e o comprometimento com a luta pela posse definitiva de uma terra para viver dela são mais fortes e os mantêm unidos e perseverantes.
Equipe: Evandro Pelligrinotti, Fábio Pesaresi, Leon Botão, Leonardo Alves, Lucas Jacinto e Rodrigo Alonso
Direção: Leon Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário