quinta-feira, 29 de abril de 2010

Professores da Facom ministram oficina no Sesc Piracicaba



Os professores da Facom (Faculdade de Comunicação) Ana Camilla França de Negri, Thiago Altafini e Wanderley Garcia ministram durante o mês de maio, no Sesc de Piracicaba, a oficina Mídia Comunitária. A atividade é parte de uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Unimep, o Sesc e a Casa do Hip Hop, e conta com envolvimento direto e apoio dos alunos do 5º semestre do Curso de Jornalismo, nas disciplinas Comunicação e Cidadania, Comunicação Popular e Fotojornalismo. A oficina acontece nos dias 8, 12, 15 e 19 de maio, e é aberta a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas no próprio Sesc, à rua Ipiranga, 155, ou pelo telefone (19) 3437.9299.

Estudantes visitam Jornal de Piracicaba

Os alunos do 1º semestre do Curso de Jornalismo visitaram, na última quarta-feira (28) o Jornal de Piracicaba. O grupo foi recebido pela jornalista Marisa Massiarelli Seto, editora responsável pelo JP, e pelo coordenador da área gráfica, Carlos de Castro, e visitou as instalações do veículo: redação, comercial, produção visual e gráfica.


Foto: Polliani Coracini (1º Jornalismo)

terça-feira, 27 de abril de 2010

São Paulo terá Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) promove em julho, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, o 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento é voltado a jornalistas, estudantes e professores de jornalismo e neste ano terá como eixos principais a cobertura de eleições, a cobertura esportiva, com ênfase na copa e nas olimpíadas, e a cobertura de desastres naturais. O evento acontece de 27 a 31 de julho. Mais informações podem ser obtidas no Site da Abraji.

Alunos do 1º Jornal gravam no estúdio de TV

Como atividade da disciplina Laboratório de Voz, ministrada no 1º semestre pela professora Regina Zanella Penteado, os alunos fizeram nesta semana testes de voz nos estúdios televisão. Confira a seguir fotos da descontraída turma "em ação".



Expocom 2010 - Unimep é a primeira do interior em número de trabalhos

O Curso de Jornalismo da Unimep é o primeiro, entre os cursos do interior de São Paulo, em número de trabalhos classificados para a Expocom 2010 (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) da Região Sudeste. Os alunos da universidade tiveram cinco trabalhos classificados e dividem o primeiro lugar com o curso de Jornalismo da Unesp de Bauru. Outros nove cursos de jornalismo do interior de SP têm trabalhos classificados.

Considerando os quatro estados participantes (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) 28 escolas tiveram trabalhos selecionados. Entre os cursos de jornalismo da capital paulista e Grande São Paulo os destaques foram a Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, que tiveram seis trabalhos classificados cada um.

Os trabalhos classificados da Unimep, que cobrem as áreas de jornalismo impresso – jornal e revista – Internet, rádio e jornalismo opinativo, foram os seguintes: Na Prática – Jornalismo e Juventude (alunos: Luan Antunes Magalhães e Raphaela Spolidoro), Revista Painel – Ciência e Cultura (alunos: Iuri Domarco Botão, Kaleo Alves e Monica Camolese), Série de Reportagens – Obesidade (aluna: Letícia Coelho), Arte & Tendências: heavy metal definindo conceitos (alunos: Bruno Bianchim e Thiago Sanches Gaspareto) e Portal de Notícias Universidade Metodista de Piracicaba (alunas: Camila Duarte, Karla Morato, Cynthia Rocha, Fernanda Pereira e Vanessa Tavares).

Para ver a relação completa de trabalhos classificados, acesse: Trabalhos Expocom Sudeste.

Pesquisa
Além destes trabalhos, o Curso de Jornalismo da Unimep também obtiveram aceite para três comunicação científicas. Os estudantes do Curso de Especialização em Jornalismo Contemporâneo Paulo Silas e Simone Cândido irão apresentar artigo no Grupo de Pesquisa em Jornalismo, enquanto o ex-aluno André Lovadine apresentará síntese da monografia desenvolvida no ano passado no Intercom Júnior, evento voltado à divulgação de pesquisas de iniciação científica no ensino de graduação.

O Curso de Rádio e TV da Unimep teve dois trabalhos classificados para a mostra

Unimep tem dois professores na direção do FNPJ

A nova diretoria do FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) eleita durante o 13º ENPJ (Encontro Nacional de Professores de Jornalismo), que aconteceu em Recife, de 21 a 23 de abril, terá a participação de dois professores da Unimep. O coordenador do curso, Paulo Roberto Botão, ocupará o cargo de diretor Editorial e de Comunicação, e o professor Wanderley Garcia, o de diretor Regional Sudeste.


Integrantes da nova diretoria do FNPJ

A nova direção do FNPJ, que terá mandato até 2012, é presidida pelo jornalista e professor Sérgio Luiz Gadini (UEPG/PR) e tem como principal objetivo lutar pelo fortalecimento do ensino de jornalismo no país. Entre os desafios estão a defesa da nova proposta de diretrizes curriculares que tramita no CNE (Conselho Nacional de Educação) e as ações visando ao restabelecimento da obrigatoriedade do diploma de graduação específica para o exercício da profissão de jornalista.

O professor Paulo Roberto Botão também foi indicado pela nova diretoria como responsável pela articulação do 5º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, que acontecerá em abril de 2012, na UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Pela Unimep, participaram do 13º ENPJ os professores Paulo Roberto Botão, Luiz Veloso, que apresentou artigo sobre web rádio, e o diretor da Facom (Faculdade de Comunicação), professor Belarmino Cesar Guimarães da Costa).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Telejornal Ensaio completa dez anos: confira a primeira edição de 2010



Já está disponível no Portal Unimep Jornal a primeira edição deste ano do Telejornal Ensaio, produzido pelos alunos do 7º semestre do Curso de Jornalismo da Unimep, que foi ao ar em exibição inédita no dia 22, pela Unimep TV. A edição destaca os 10 anos do telejornal e traz imagens da reportagens produzidas para o primeiro Ensaio, exibido no dia 20 de abril de 2000, e que contou com abertura e cenários produzidos pelo premiado artista gráfico e ex-professor da Facom (Faculdade de Comunicação da Unimep), Camilo Riani.

Para assistir a esta edição, acesse o Portal Unimep Jornal.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto prevê obrigatoriedade do diploma de jornalista em Piracicaba

O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), protocolou no último dia 7 de abril, data em que se comemorou o Dia do Jornalista, um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade do diploma de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, aos contratados para o exercício da profissão, junto aos Poderes Legislativo e Executivo da cidade.

Se for aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, o projeto tornará Piracicaba pioneira no Estado de São Paulo a valorizar a atividade jornalística, seguindo os exemplos de Belo Horizonte BH), Palmas (TO), João Pessoa (PB) e das assembleias legislativas do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul.

O projeto de lei apresentado por Paiva inclui a contratação por meio de concursos, Processo Seletivo Simplificado - Habilitação, ou quaisquer outros meios de contratação que as demais normas pertinentes ou que vierem a vigorar, assim permitirem.

Para mais informações, o e-mail do vereador Paiva: paiva@camarapiracicaba.sp.gov.br

Inscrições abertas para concurso CNN de jornalismo

Já estão disponíveis as informações sobre o Prêmio Universitário de Jornalismo CNN – Edição 2010, que terá o tema “Minha Cidade, Minha Vida, Uma Atitude”. Voltado a estudantes matriculados nos cursos de jornalismo de universidades brasileiras, o concurso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes e premiá-los pelo seu desempenho na elaboração de matérias televisivas. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de julho e haverá premiação para as dez melhores matérias, sendo que o primeiro lugar recebe uma viagem para conhecer os estúdios da CNN em Atlanta, nos Estados Unidos. Mais informações e regulamento no site: http://www.concursocnn.com.br/.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Unimep presente no Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Os professores Luiz Veloso e Wanderley Garcia apresentam, no próximo dia 22, no 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, o trabalho Web-rádio Unimep: o desafio para o ensino. O texto será apresentado e debatido no Grupo de Pesquisa sobre Produção Laboratorial-Eletônicos.

Também participam do encontro, que será realizado na Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), entre os dias 21 e 23, os professores Belarmino Cesar Guimarães da Costa, diretor da Faculdade de Comunicação, e Paulo Roberto Botão, coordenador do Curso de Jornalismo, que integra chapa para a direção do FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) no biênio 2010/2011, no cargo de diretor editorial e de comunicação, que ocupa na atual gestão da entidade.

Mais informações no site do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

Unimep Jornal versão 2010

Os alunos do 3º semestre já iniciaram a postagem de material novo no Portal Unimep Jornal, produzido a partir da disciplina Laboratório de Jornalismo na Internet I. Além do material produzido pela turma, em breve serão incorporados produtos das áreas de impresso, telejornalismo e radiojornalismo. Acompanhe: http://www.unimepjornal.com.br/

Blogs relatam trabalhos do 1º jornalismo

As experiência de ensino dos alunos do 1º semestre de jornalismo estão sendo sistematizadas em seis blogs. No espaço, organizado a partir da disciplina Introdução ao Jornalismo, os estudantes postam textos, imagens e vídeos com notícias e textos reflexivos sobre os temas tratados em sala de aula. Confira os blogs, visite e faça comentários.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Extensão: Afrika Bambaataa visita Piracicaba

Alunos do Curso de Jornalismo participam da atividade e realizam projeto em parceria com a Casa do Hip Hop


Comunidade prestigia o DJ Bambaataa

Um grupo de alunos do 5º semestre de Jornalismo participou, no último domingo, 11, das atividades da Casa do Hip Hop de Piracicaba, no bairro Paulicéia, que recebeu a visita do fundador oficial do Hip Hop e líder da Zulu Nation, o DJ Americano Afrika Bambaataa. A visita de Bambaataa teve o o intuito de passar seu conhecimento, através de paz, sabedoria e diversão (três elementos que a Zulu Nation prega) e saber como está sendo difundido o Hip Hop. Com esta finalidade ele percorre as cidades sedes da Organização.

O evento reuniu pessoas de todas as idades e foi regido por muita música e dança. O DJ, junto com seu intérprete, respondeu a todas as perguntas feitas por fãs e curiosos que estavam no local.


Bambaataa: conscientização com paz e sabedoria

Pregador da paz, amor e união, Bambaataa chegou a fazer parte de uma gangue chamada Black Spades (Espadas Negras), que aterrorizava a cidade Nova York. Mas, com o passar do tempo, percebeu que as brigas entre as gangues não levariam a lugar nenhum. Em sua vinda à Piracicaba, elogiou o Brasil e a cidade, dizendo que “os brasileiros são quentes igual fogo” e no final fez um agradecimento a todos.

A participação dos alunos da Unimep está ligada ao desenvolvimento de um projeto de extensão na comunidade, através de uma parceria entre o Curso de Jornalismo, a Casa do Hip Hop e o Sesc. Participaram da atividade os alunos Karla Morato, Bruna Sampaio e José Manoel Júnior.
Para saber mais sobre a Organização, visite o site da Universal Zulu Nation: http://www.zulunation.com/afrika.html.

Texto: Bruna Sampaio e Karla Morato; Fotos: Karla Morato

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aula Inaugural trata jornalismo e plataformas multimídias



O jornalista Duílio Fabbri Júnior, gerente de jornalismo da EPTV Campinas – Rede Globo – realiza, na próxima segunda-feira (12) a Aula Inaugural do Curso de Jornalismo 2010, que terá o tema “Jornalismo, regionalização e plataformas multimídias”. O evento abre as atividades comemorativas dos 30 Anos do Curso de Jornalismo da Unimep, que vão ocorrer ao longo deste ano.

A aula inaugural acontece no Auditório Verde, Campus Taquaral da Unimep, a partir das 19h30, e é aberta a todos os interessados.

Mais informações: Gerente da EPTV ministra Aula Inaugural do Curso de Jornalismo.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Jornalismo: formação qualifica e aprimora

Este é o primeiro 7 de abril pós infeliz e insensata decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de desobrigar a formação universitária específica para o exercício da profissão de jornalista. Quando a decisão foi tomada para muitos pareceu que o mundo iria acabar, que a profissão realmente iria para o ralo. Felizmente isso não aconteceu e não irá acontecer.

O momento é oportuno para se refletir sobre a importância da atividade jornalística para a sociedade, sobre o seu caráter essencial à democracia e ao exercício da liberdade de expressão. Também é propício para se reforçar a necessidade de formação específica, no nível de graduação universitária, como estratégia de garantia de qualidade e aprimoramento permanente da prática. Formação consistente nos âmbitos teórico, ético e técnico ainda é a melhor forma de contribuir para um jornalismo melhor.

Apesar dos reveses, como a continuidade de situações de censura, como a imposta a O Estado de S. Paulo, é possível ver indicativos positivos e que servem de estímulo ao trabalho. Dentre estes é possível destacar:
1. A reação esmagadoramente contrária da sociedade à decisão do STF, o que permite inclusive o encaminhamento de iniciativas visando reverter tal decisão, como as propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso, no Senado e na Câmara dos Deputados.
2. Os avanços registrados no âmbito do ensino e da pesquisa em jornalismo no Brasil, que podem ser materializados em situações como o êxito absoluto do Curso de Mestrado em Jornalismo da UFSC, a consolidação de entidades como a SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) e o FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) e o amplo espaço ocupado pela área de Jornalismo na Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação).
3. A qualificação crescente dos cursos de jornalismo do país, que felizmente estão respondendo à decisão do STF com iniciativas e propostas de melhoria. Se por um lado uns poucos cursos fecharam ou estão com dificuldades, por outro, na maioria dos cursos que ostentam qualidade o que se observa é uma revitalização, processo que deve ganhar em qualidade nos próximos anos com a publicação de novas diretrizes curriculares para o ensino de jornalismo, caso o MEC mantenha os indicativos apresentados por Comissão de Especialistas da área.

Finalmente, reproduzo duas mensagens que me deixaram muito felizes nesta manhã, postadas no twitter por dois estudantes do último ano do Curso de Jornalismo da Unimep.

O aluno Luan Antunes - @Luan_Antunes - (, que possui um texto primoroso e já está mais do que preparado para exercer a profissão), postou: “Recado ao STF: Parabéns aos verdadeiros jornalistas - Algo que ainda não sou! com muito orgulho! Afinal Gilmar, ainda não tenho #Diplomaaa!”.

A aluna Danielle Moura (@danielleksm), estagiária da Unimep TV, recorreu ao mestre Cláudio Abramo e escreveu: "O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." (Cláudio Abramo)”.

Feliz Dia do Jornalista.

Inscrições abertas para mestrado em jornalismo na UFSC

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está com inscrições abertas, até 07 de maio, para o Curso de Mestrado em Jornalismo. Trata-se de experiência inovadora, pois este é o único curso de mestrado especificamente em jornalismo do país. Mais informações no Edital de Seleção. (PRB)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Gerente da EPTV ministra aula inaugural do Curso de Jornalismo


Duílio é especialista em
jornalismo regional e televisão

O jornalista Duílio Fabbri Júnior, gerente de jornalismo da EPTV Campinas – Rede Globo – realiza, na próxima segunda-feira (12) a Aula Inaugural do Curso de Jornalismo 2010, que terá o tema “Jornalismo, regionalização e plataformas multimídias”. O evento abre as atividades comemorativas dos 30 Anos do Curso de Jornalismo da Unimep, que vão ocorrer ao longo deste ano.

Profissional atuante no mercado de telejornalismo há mais de 20 anos, Duílio é o responsável pelo conteúdo jornalístico veiculado pelas afiliadas da Rede Globo de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minar. Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero, é autor do livro “Tensão entre global e local: Os limites de um noticiário regional na TV” (Akademica/2006) e professor do Curso de Especialização em Jornalismo Contemporâneo da Unimep, no qual ministra a disciplina “Jornalismo Regional Televisivo”.

A aula inaugural acontece no Auditório Verde, Campus Taquaral da Unimep, a partir das 19h30, e é aberta a todos os interessados.

Relatório da Unesco destaca cursos de comunicação da Unimep

O documento “Mapa de los centros y programas de formación de comunicadores y periodistas en América Latina y el Caribe”, produzido pela Felafacs (Federación Latinoamericana de Faculdades de Comunicación Social), inclui os cursos de comunicação da Unimep em grupo que representa “trabalhos inovadores”. A universidade é mencionada ao lado de outras quatro instituições: Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina, PUC do Rio Grande do Sul e Universidade Metodista de São Paulo.



O documento realiza amplo diagnóstico sobre a formação de comunicadores e jornalistas nos países da América Latina e Caribe e foi formulado por solicitação da Unesco (Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia e la Cultura. A expectativa da organização é contribuir para o aprimoramento da formação de profissionais desta área no continente. “El papel fundamental del periodismo en el impulso de la democracia genera una de¬manda apremiante de periodistas y comunicadores con un alto nivel de formación. La Unesco confía en que este trabajo contribuya a analizar la situación actual de la formación de comunicadores en América Latina con miras a definir estrategias de apoyo al sector en el futuro”, assinara a introdução do relatório, publicado em sua versão final.

A íntegra do documento pode ser acessada no Portal da Unesco.

Diretor do Jornal de Piracicaba ministra palestra na Unimep


O diretor do Jornal de Piracicaba, Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso, ministra palestra, nesta quarta-feira (07), aos alunos do 7º semestre do curso de Jornalismo da Unimep. Batuíra, que atualmente é o principal executivo do JP, vai falar sobre o tema “Desafios e perspectivas da gestão no jornalismo contemporâneo”. A atividade acontece a partir das 19h30, na Sala Vermelha, Campus Taquaral da Unimep.

A palestra integra a programação da disciplina Gestão de Empresas Jornalísticas, ministrada pelo jornalista e professor Marcos Brogna, que tem como foco a análise das tendências na área de administração de veículos de comunicação. Segundo Brogna, as mudanças nas tecnologias da informação, com o avanço da Internet, têm exigido mudanças profundas no gerenciamento dos meios de comunicação, principalmente por parte dos impressos.

Batuíra deverá abordar as mudanças recentes implantadas no Jornal de Piracicaba, que incluem tanto alterações no impresso, como a criação de novos cadernos e alterações no projeto gráfico, quando as iniciativas na área digital. O executivo também abordará as relações entre jornalismo e publicidade e a necessidade das empresas manterem elevado nível de profissionalização em todas as etapas de suas atividades.