domingo, 27 de novembro de 2011

Prêmio Losso Netto de Jornalismo é entregue dia 02


O 23º Prêmio Losso Netto de Jornalismo, parceria do Curso de Jornalismo da Unimep com o Jornal de Piracicaba, será entregue na próxima sexta-feira, 02, em solenidade no Auditório Verde (Campus Taquaral da Unimep) com início às 19h30.

Neste ano o prêmio é disputado por três grupos de estudantes do 8º semestre do curso, que desenvolveram projetos sobre jornalismo ambiental, jornalismo e religiosidade e segmentação jornalistica e masculinidade. Os trabalhos são avaliados por banca externa à Unimep nas categorias jornalismo impresso, rádio, televisão, monografia e jornalismo multimídia. Os integrantes do grupo vencedor receberão um pacote de viagens em território nacional.

As apresentações dos trabalhos acontecem na segunda e terça-feira (28 e 29/11), a partir das 19h30, também no Auditório Verde, e são abertas ao público. Na quarta (30) e quinta-feira (01/12) os participantes recebem um retorno da banca externa que avaliou os trabalhos.

Na sexta-feira, antes do anúncio e entrega do Prêmio, que contarão com a presença do diretor proprietário do Jornal de Piracicaba Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso, será realizado o I Jornalistas de Talento da Unimep. No evento, estudantes de todos os semestres do Curso de Jornalismo a Unimep farão exibições culturais nas áreas de música, teatro e animação digital.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ponto Final traz reportagens de estudantes



A edição 23 do jornal Ponto Final circulou neste sábado, 19, encartada no Jornal de Piracicaba. Produzida pelos alunos do oitavo semestre do Curso de Jornalismo da Unimep, a publicação traz reportagens sobre crianças e meio ambiente, novo homem e música e religião, que concorrem ao 23º Prêmio Losso Netto de Jornalismo. Além disto, outros textos abordam programas de intercâmbio e as influências da assessoria de imprensa sobre a produção da notícia. Confira a edição online:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aluna da Unimep ganha viagem de estudos à Espanha



A estudante Cláudia Assêncio de Campos, do 6º semestre do Curso de Jornalismo da Unimep, recebeu, como premiação por ser uma das seis finalistas do 6º Prêmio Santander Jovem Jornalista, um Programa de Extensão de um mês na Espanha, na Universidade de Salamanca. A programação, que terá todas as despesas custeadas pelo Santander, incluirá atividades de imersão no idioma espanhol e em história da arte.

A final da sexta edição do Prêmio ocorreu em em São Paulo, no último dia 17, e foi vencida por uma estudante da Universidade Mackenzie, que como prêmio vai passar um semestre na Universidade de Navarra, na Espanha. Além da aluna da Unimep, os outros finalistas, todos contemplados com o programa de um mês na Universidade de Salamanca, são estudantes da Cásper Líbero, Unitau, PUC-São Paulo e PUC-Campinas.

A etapa inicial do Prêmio ocorreu em São Paulo, em setembro, quando 240 estudantes, de todas as universidades do Estado de São Paulo, participaram da Semana Estado de Jornalismo, no auditório do Estadão. Ao final do evento os participantes foram pautados a produzir reportagens sobre empreendedorismo e mídias sociais e 77 textos foram apresentados. Destes foram selecionados seis para a final, entre os quais a reportagem Na rede, energia solar rende negócios, que garantiu a classificação de Cláudia à final.

O curso de Jornalismo da Unimep teve estudantes classificados à final do Prêmio Santander Jovem Jornalista em três das seis edições realizadas. Os participantes da Unimep chegaram à final em 2007, 2010 e 2011.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mesa debate tendências da assessoria de imprensa



Os expositores: Martim, Flávia, Nilma e Crislaine (Fotos: Karine Santos)

O tema "Assessoria de Imprensa: tendências e peculiaridades" foi debatido em mesa-redonda no 6º semestre do Curso de Jornalismo, na última quinta-feira, 03 de novembro. A atividade integrou a programação da disciplina Assessoria de Imprensa, ministrada pelo professor Paulo Roberto Botão.

Os expositores do painel foram os jornalistas Crislaine Teixeira Fernandes (Câmara Municipal de Americana), Flávia Renata Paschoal (Toda Mídia Comunicação), Nilma de Oliveira (Santa Casa de Piracicaba) e Martim Ferreira (Câmara de Vereadores de Piracicaba e Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo). Também participaram como convidados os jornalistas Marisa Massiarelli Setto (Toda Mídia Comunicação, Eder Henrique (Câmara Municipal de Americaba) e Rubens Santo Rego Fontão (Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Acesse o álbuns de fotos do evento, no facebook