sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudantes conhecem TV Record




Um grupo de alunos do 8º e 6º semestres do Curso de Jornalismo da Unimep visitou na última quarta-feira (21.09) a TV Record em São Paulo. Sob a coordenação da professora de telejornalismo, Ana Maria Cordenonsi, os estudantes conheceram todas as instalações da emissora de TV, além dos estúdios da Rádio Record. Na foto: Raphael, Ana Maria, Karla, Natália, Syndi, Ariane, Nayara, Bruna, Ivaneide, Marina, Amanda, José Manoel, Valéria e Larissa.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Alunos da Unimep na Semana Estado



Confira foto do grupo de alunos da Unimep presentes na Semana Estado de Jornalismo. Em pé: Laura, Karina, Michaella, Luana, Nathália, Cláudia, Patrícia, Mariana, Sabrina e Luiz Felipe. Agachados: Camila, Daniele e Carla.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Desafios da assessoria de imprensa




Desafios da assessoria de imprensa

Alunos participam da Semana Estado de Jornalismo

Um grupo de 12 alunos do Curso de Jornalismo, do 8º, 6º e 4º semestres, participam de 20 a 23 de setembro da Semana Estado de Jornalismo. O evento, que acontece no auditório do jornal O Estado de S. Paulo, é um dos mais tradicionais da área e neste ano reúne estudantes de jornalismo de mais de 40 instituições de ensino do Estado de São Paulo.
Durante quatro dias os estudantes terão contato com profissionais de jornalismo do Estadão e outras empresas jornalísticas de prestígio nacional e internacional, que neste ano vão abordar principalmente as relações entre jornalismo e mídias sociais. Ao final, os participantes recebem uma pauta e podem elaborar reportagem para concorrer ao Prêmio Santander Jovem Jornalista, que na primeira etapa oferece um notebook e a publicação da reportagem aos seis primeiros colocados e, na etapa final, uma bolsa de estudos para curso de um semestre na Universidade de Navarra, na Espanha, com todas as despesas pagas.

Apresentador da Mix fala sobre a voz no jornalismo

O apresentador Thiago Gardinali, da TV Mix Regional, de Limeira, realiza palestra aos alunos do 2º semestre do Curso de Jornalismo da Unimep nesta segunda-feira, 19 de setembro. O radialista, que já apresentou o programa “Rádio ao Vivo”, na Jovem Pan, vai falar sobre o tema “O jornalista como profissional da voz: aspectos de condições de trabalho e saúde”, tema que complementa o conteúdo das disciplinas Laboratório de Voz e Introdução ao Radiojornalismo, ministradas pelos professore Regina Zanella Penteado e Luiz Veloso. A palestra acontece na sala 208T65, bloco 08 do Campus Taquaral, às 20 horas.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Palestras tratam jornalismo e assessoria de imprensa


Lorenzon: especialista em AI

Os cursos de graduaçao em Jornalismo e pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Unimep promovem, entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, palestras e lançamento de livro com o jornalista Gilberto Lorenzon, especialista em Media Training e Gestão de Crises. Confira as palestras previstas:

29.09 – Quinta-feira / 19h30
Palestra: Assessoria de Imprensa e Media Training
Local: Auditório Verde

29.09 – Quinta-feira / 21h00
Lançamento do livro “Manual de Assessoria de Imprensa”
Local: Auditório Verde

01.10 – Sábado / 09h30
Palestra: Gerenciamento de Crise de Comunicação
Local: Sala 01 – Bloco 07

Gilberto Lorenzon é jornalista especializado em assessoria de imprensa. É autor, com Alberto Mawakdiye, do livro “Manual de Assessoria de Imprensa”, na 3ª. Edição em 2011, pela Editora Mantiqueira. Leciona Comunicação Informal, Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Assessoria de Imprensa e Media Training em cursos de Pós-Graduação, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, ABJL (Academia Brasileira de Jornalismo Literário) e outras instituições. Ministra Media Training para organizações do terceiro setor filiadas ao IPAZ (International Peace Agency), instituição ligada à ONU. Foi Assessor de Imprensa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), do Governo de São Paulo. Fez parte do 31º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jornalismo Unimep é 4 Estrelas no Guia do Estudante



O curso de Jornalismo da Unimep foi avaliado com 4 Estrelas no Guia do Estudante 2011. O resultado mantém a avaliação de 2009 e 2010, o que mantém o curso entre os melhores do país, qualificado como Muito Bom. A divulgação do resultado às instituições foi feita nesta quinta-feira pela Editora Abril, que anunciou a circulação do guia nas bancas de todo o país no próximo dia 06 de outubro.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Documentários mostram dilemas da sociedade contemporânea


O Curso de Jornalismo da Unimep promove na próximo dia 09 de setembro a exibição de documentários produzidos pelos alunos do sétimo semestre. Os vídeos tratam de temas contemporâneos diversos, como a crise ambiental, os dilemas da carreira de jogador de futebol, inserção das bancas covers no cenário musical e os preconceitos em relação à depressão e outras doenças mentais.

Os documentários foram produzidos durante o primeiro semestre deste ano, na disciplina Tópicos Especiais em Jornalismo, sob a coordenação da jornalista e professora Ana Maria Coordenonsi, com apoio técnico do Laboratório de Comunicação da universidade. A exibição ocorre a partir das 19h30, no Auditório Verde do Campus Taquaral, com entrada aberta a todos os interessados.

Confira os títulos e sinopses dos documentários:

HOMO SAPIENS: O GRANDE PREDADOR

Sinopse
: Planeta Terra, 2066. A crise ambiental e a ausência dos recursos naturais essenciais à vida tornam trágico o cenário para a sobrevivência humana. Com base na opinião de profissionais e em projeções para o futuro da vida no mundo, o documentário Homo sapiens: o grande predador transporta o expectador para um tempo em que sobreviver será uma tarefa árdua por causa da falta de atitude de gerações passadas. Tudo isso, em uma carta cheia de emoção feita de filho para pai que leva a repensar os hábitos atuais para redesenhar o futuro das próximas gerações.
Autores: Ariane Domiciano, Bruna Sampaio, Ivaneide Gonçalves, Karla Gigo, Larissa Molina, Marina Campos, Syndi Siqueira, Vieira Junior.

DO SONHO À PROFISSÃO

Sinopse: O documentário traz a história de meninos que sonham em ser jogador de futebol. Uma carreira difícil, competitiva e em muitos casos ingrata. Eles contam como começaram e o que pretendem fazer para um dia conquistar o sucesso almejado. Profissionais dão dicas de como lidar com a fama instantânea o dinheiro e as mulheres. Também relata a história do ex-jogador Macedo que se consagrou como jogador na década de 90. São histórias de meninos que um dia serão homens e lutam conquistar espaço em meio a multidão de outros sonhadores.
Autores: Anderson Junque, Cynthia da Rocha, Eduardo Castelar, Fernanda Pereira, Janaína Moro, Letícia Coelho, Mariane Ferreira, Vanessa Gonçalves, Vinícius Boer.

MONSTERS OF COVER

Sinopse
: Não há como falar da cena contemporânea do rock 'n' roll sem enfatizar o envolvimento das chamadas bandas cover com o público fã deste gênero musical. Mas o que uma banda que simplesmente ‘coveriza’ outro grupo já famoso é capaz de fazer e criar para cravar seu nome entre os adoradores da música pesada? Monsters of Cover traz as nuances desses grupos e elementos para compreender parte do universo que os torna tão legítimos quanto os originais.
Autores: Bruno Bianchim, Camila Duarte, Daniele Zanin, Débora Ferneda, Graziela Landucci, Lavínia de Oliveira, Thiago Sanchez.

PRECONCEITOS X DOENÇAS MENTAIS

Sinopse: Retrata em 19 minutos testemunhos de pessoas que tiveram o diagnóstico da depressão e aprenderam a conviver com o problema e o preconceito que esse distúrbio neuroquímico acarreta. O curta-metragem é composto por depoimentos de uma personagem depressiva, o dilema de um pai de um jovem esquizofrênico, até relatos do experiente psiquiatra Alceu Lemos e do psicólogo Carlos Eduardo Peixe. O documentário promove a reflexão e a quebra de barreiras de uma doença que afeta grande parte da população mundial.
Autores: Maria Elvira Evangelista, Milena Barros, Jackson Rossi, José Alexandre Almeida, Josiane Jovelli, Luiz Felipe Leite e Mariana Fiocco.