sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Programação - 4º Simpósio de Jornalismo


Tema: 30 Anos de Jornalismo na Unimep

04.10.2010 – 2ª. Feira
19h30 / Abertura Oficial

19h45 / Conferência - A formação do jornalista no contexto atual
Conferencista: Prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini (UEPG) - Presidente do FNPJ - Fórum Nacional de Professores de Jornalismo

05.10.2010 – 3ª. Feira
19h30 / Mesa-redonda – Desafios da Profissão: impactos das novas tecnologias
Expositores:Roger Marzochi (Agência Estado/SP), Helen Sacconi (EPTV/Campinas), Giuliana Girardi (TV Globo/SP), Rodrigo Alves (Jornal de Piracicaba)

06.10.2010 – 4ª Feira
19h30 / Mensagem da Pastoral Universitária

19h45 / Mesa Redonda – 30 Anos de Jornalismo na Unimep: Perspectivas políticas, acadêmicas e profissionais
Expositores: Prof. Dr. Elias Boaventura (Ex-Reitor da Unimep, doutor em Educação pela Unicamp), Prof. Dr. Belarmino Cesar Guimarães da Costa (Diretor da Faculdade de Comunicação da Unimep), Profa. Dra. Rosemary Bars Mendes (Profa. do Curso de Jornalismo da Unimep)Mediação: Prof. Paulo Roberto Botão (Coordenador do Curso de Jornalismo da Unimep)

Exibição de Vídeo: 30 Anos de Jornalismo na Unimep
Sessão de Homenagem aos 30 Anos do Curso

Abertura da Exposição de Fotos - 30 Anos de Jornalismo na Unimep
Local: Átrio da Biblioteca - Campus Taquaral
Período: 06 a 15 de outubro de 2010

07.10.2010 – 5ª. Feira
19h30 / Exposição: Experiência Inovadora: Trainee Jornal de Limeira/Unimep
Expositores: Carlos Chinellato e Paula Sillman Martins (Jornal de Limeira) e Paulo Roberto Botão (Unimep)

19h45 / Mesa Redonda: Os desafios da profissão: tendências do mercado de trabalho
Expositores: Cesar Dassie (Globo Rural), Cid Luis de Oliveira Pinto (Alfapress Comunicação), Kesi Adria (Liberal/Americana)Poliana Sala Ribeiro (TV Claret/Rio Claro)

08.10.2010 – 6ª. Feira
23h00 horas – Festa de Confraternização
Local: Captain Jack (Avenida Independência, 1630 – Piracicaba)

Para mais informações, visite o Site Oficial do Simpósio.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Unimep participa da Semana Estado de Jornalismo

Um grupo de doze alunos do Curso de Jornalismo da Unimep participa nesta semana, de 21 a 24 de setembro, em São Paulo, da Semana Estado de Jornalismo, evento pvomovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os participantes poderão, ao final da semana, produzir matérias jornalísticas e concorrer ao 5º Prêmio Jovem Jornalista, que entre os prêmios oferece computadores pessoais, publicação da matéria no Estadão e uma bolsa de estudos de um semestre na Universidade de Navarra, na Espanha.




Confira, na foto, os participantes: Thais Ceccato, Laila Braghero Vicente, Karla Morato, Mariana Bittar, Patrícia Milão, Iuri Botão, Jéssica Polliani Coracini, Amanda Dantas, Bruna Sampaio, Syndi Siqueira, Bruna Michaella Frasson e Caroline Moreira.

Presidente do FNPJ abre Simpósio de Jornalismo


O presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Sérgio Luiz Gadini (UEPG), fará a conferência de abertura do 4º Simpósio de Jornalismo da Unimep. Ele vai aboradar o tema "A formação do jornalista no contexto atual", em sessão que acontece no próximo dia 04 de outubro, às 19h30, no Auditório Verde da Unimep.

O Simpósio, que neste ano terá o tema "30 Anos de Jornaismo na Unimep", acontece entre os dias 04 e 08 de outubro, e terá também a presença do professor Elias Boaventura, reitor da Unimep no período de funcionamento da primeira turma do curso na instituição. A programação também contempla duas mesas-redondas compostas exclusivamente por jornalistas egressos da Unimep, e que hoje exercem a profissão em empresas como a Rede Globo, Agência Estado, EPTV Campinas, Alfapress Comunicação, Jornal de Piracicaba, entre outras.

Confira a programação completa no Site Oficial do Simpósio, produzido pelos alunos do 4º semestre de Jornalismo, sob a supervisão do professor Wanderley Garcia.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CNE discute diretrizes curriculares de Jornalismo

A Câmara de Educação Superior do CNE - Conselho Nacional de Educação promove, no próximo dia 04, em Brasília, audiência pública para acolher sugestões visando a uma proposta de novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo. A comissão especial nomeada para avaliar a proposta é composta pelos conselheiros Arthur Roquete e Reynaldo Fernandes.

A proposta que está em tramitação no CNE foi apresentada no final do ano passado por uma Comissão de Especialistas em Jornalismo, sob a coordenação do professor José Marques de Melo. Entre as novidades estão a ampliação da carga horária, estágio obrigatório e, a principal e mais importante, a criação de um bacharelado em Jornalismo, portanto, não mais como habilitação da comunicação.

A audiência pública acontece no Auditório Anísio Teixeira, no Edifício Sede do CNE, das 10 às 13 horas.

Alunos participam de evento na Fibria


A jornalista Teresa Blasco apresenta os projetos

Como parte das atividades da disciplina Assessoria de Imprensa, os alunos Cynthia da Rocha e Eduardo Castelar, participaram, no dia 8 de setembro, de evento na unidade da Fibria de Piracicaba. Organizado pela assessoria de comunicação da empresa, o café da manhã com a imprensa teve o objetivo de divulgar concursos e ações da organização na área de educação ambiental.

Na oportunidade os estudantes, acompanhados do professor Paulo Roberto Botão, aproveitaram para entrevistar a jornalista Kamilla Barboza, da empresa Performa Comunicação, que atende à Fibria na área de assessoria de imprensa.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Fibria


Grupo conversa com a jornalista Kamilla Barboza

Confira matéria produzida pelo aluno Eduardo Castelar sobre o evento:


Empresa de Piracicaba apresenta concurso para estudantes

A multinacional Fíbria, através do Instituto Votorantim, apresentou à imprensa nesta quarta-feira, 8, o concurso “Tempos na Escola” e o prêmio “Comunicador Parceiro da Educação”, duas iniciativas que têm o objetivo de estimular a reflexão sobre a educação na comunidade. As ações foram apresentadas, durante café da manhã com a imprensa, pela jornalista Teresa Blasco, responsável, da equipe de comunicação da empresa.

A proposta, segundo a indústria, é promover a formação de redes na comunidade que busquem a melhoria dos índices da educação local. Em parceria com o Ministério da Educação, Movimento pela Educação, canal Futura e também o Instituto Paulo Freire, a empresa oferece ferramentas para facilitar e informar a população. Na ocasião foi apresentado o blog educação (blogeducacao.org.br), principal mecanismo de comunicação do projeto. Nele podem ser encontrados acessos diretos apoios e ainda é possível aos jornalistas enviarem suas reportagens e outras contribuições.

É através dos textos publicados que os profissionais das mídias concorrem ao prêmio Comunicador Parceiro da Educação. Para participar a pessoa precisa atuar em veículos sediados no município e ter enviado pelo menos duas notícias de sua autoria para o blog. O envio é feito pelo fórum de comunicadores através de links contendo o nome do autor, data de publicação e nome do veículo. Os vencedores do concurso ganham uma viajem para São Paulo e participação em um curso de dois dias.

O evento serviu também para informar que as inscrições para o prêmio Tempos de Escola foi prorrogada. Os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e EJA têm agora até o dia 20 de setembro para enviar sua redação. O tema do concurso é “Professores que marcaram a vida de pessoas da comunidade” e os prêmios para as vencedoras serão um mp4, um kit de livros e mais dois computadores para os alunos e seus orientadores que se destacarem.

Eduardo Castelar - 6º Jornalismo

Professora do Jornalismo está em dicionário da Intercom


Rose Bars e o professor José Marques de Melo,
organizador da obra


A professessora Rosemary Bars Mendez, do Curso de Jornalismo da Unimep, teve dois verbetes de sua autoria publicado em Enciclopédia de Comunicação lançada pela Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Confira notícia da Assessoria de Imprensa da Unimep sobre o assunto: Profa. de jornalismo assina verbetes de dicionário comunicacional.

Foto: Arquivo pessoal da professora.

Triálogos debate jornalismo



A Unimep TV levou ao ar, na última quinta-feira, 16, programa Triálogos especial sobre Jornalismo. Apresentado por Fabiano Pereira, o debate contou com a presença dos jornalistas Paulo Roberto Botão, coordenador do Curso de Jornalismo da Unimep, e Adriana Ferezim, repórter da Gazeta de Piracicaba. Um dos destaques do programa foi a comemoração, em 2010, dos 30 anos do Curso de Jornalismo da Unimep. A TV Unimep pode ser vista no Canal 13 da NET Piracicaba.

Confira o Programa Triálogos Jornalismo.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jornalismo conquista 4 Estrelas



O Curso de Jornalismo da Unimep conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a classificação de 4 Estrelas no Guia do Estudante 2010, elaborado pela Editora Abril, o que o qualifica como um curso muito bom. A publicação, uma das principais referências de avaliação de cursos superiores de graduação, chega às bancas no início de outubro, e é utilizada por muitos estudantes de segundo grau para a escolha das instituições em que vão ingressar.

A Faculdade de Comunicação da Unimep teve os seus três cursos estrelados pelo Guia, já que os cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio e TV também obtiveram 4 estrelas, e o tecnólogo em Design não é avaliado. A Unimep teve 23 cursos incluídos no Guia, um com cinco estrelas (Pedagogia), 14 com quatro e oito com três. No total foram 79 estrelas, resultado superior ao do ano passado.

Saiba mais sobre os cursos estrelados da Unimep.