terça-feira, 22 de junho de 2010

Alunos do 5º semestre visitam EPTV


Foto: Letícia Coelho
Os alunos do 5º semestre do Curso de Jornalismo da Unimep visitaram, no último sábado, 19, a EPTV Campinas. Na oportunidade foram recebidos pelo jornalista Duílio Fabbri Júnior, coordenador de Conteúdo do Grupo EPTV. Os estudantes acompanharam, do estúdio, a gravação de boletim metereológico, pelo jornalista Diego Aidar, ex-aluno da Unimep, e da central técnica, a exibição do Jornal da EPTV - 1a. Edição.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Professora da Unimep lança livro sobre mestres da comunicação



A jornalista Rosemary Bars Mendez, professora do Curso de Jornalismo da Unimep, lança nesta quarta-feira (16/07), em São Paulo, o livro “Mestres da Comunicação”, da Phorte Editora, que traz a biografia de dez jornalistas que fizeram da pesquisa acadêmica uma de suas áreas de atuação. Bars, que organiza a publicação ao lado de Monica Martinez, escreve o perfil de José Marques de Melo, presidente da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e um dos principais pesquisadores da área da comunicação na América Latina.

Além da trajetória de Marques de Melo, os textos trazem a história de vida de Norval Baitello Júnior, Jair Borin, Wilson Bueno, Dulcília Buitoni, Carlos Chaparro, Boris Kossoy, Edvaldo Pereira Lima, Cremilda Medina e Lúcia Santaella.

A cerimônia de lançamento acontece a partir das 19 horas, na Central de Cursos (rua Treze de Maio, 681 – Bala Vista – São Paulo), com a palestra “Lógica e paixão (na ciência e na vida)”, a ser ministrada pelo professo Norval Baitelo Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-SP.

Rosemary Bars Mendez é doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, professora de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba, onde também leciona no curso de pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo, e PUC Campinas. Atuou durante 25 anos na mídia impressa regional; recebeu Prêmio de Jornalismo Ambiental em 2000 e indicação ao Prêmio Esso de Jornalismo Regional em 2002. Trabalha com jornalismo impresso, jornalismo on-line, História e Ética da imprensa e na área de gestão de conteúdos.

Para mais informações sobre o livro acesso o site Mestres da Comuniação.

Unimep participa do Altas Horas

Os alunos da Faculdade de Comunicação da Unimep, dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radio e TV e Design, participam, no próximo dia 1º de julho, em São Paulo, da gravação do programa Altas Horas, da Rede Globo. O programa será um especial em homenagem ao aniversário do apresentador Serginho Groisman. Os interessados em participar podem se inscrever na Secretaria da Faculdade.

Conheça o site do Programa Altas Horas.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Trainee inaugura parceria com Jornal de Limeira


Ricardo, Amanda, Ana Paula, Mariana, Camila e Marina
Foto: Karla Camargo


O Curso de Jornalismo da Unimep e o Jornal de Limeira iniciam, nesta segunda-feira (07) o I Trainee Jornalismo – Unimep 2010. A atividade vai beneficiar um grupo de seis estudantes, que vão permanecer no veículo de comunicação durante uma semana, de 07 a 11 de junho, e vivenciar todas as experiências que envolvem a rotina de trabalho da profissão.

A experiência inaugura as ações do Programa de Cooperação Universidade Empresa, que o Curso de Jornalismo da Unimep estabeleceu com os três jornais diários de maior circulação da região: Jornal de Piracicaba, O Liberal, de Americana, e Jornal de Limeira. Como parte das ações da parceria, no segundo semestre deste ano serão realizados períodos de trainee nos impressos de Piracicaba e Americana.

Durante o período que permanecerem no jornal os estudantes vão acompanhar todo o trabalho da equipe de reação, desde a pauta do jornal até a sua impressão. Os participantes também serão desafiados a produzirem, com a supervisão de um professor do Curso de Jornalismo da Unimep e um jornalista do Jornal de Limeira, um suplemento para o veículo.

A parceria entre o curso e os três jornais prevê outras formas de cooperação, como a concessão de contratos de estágio, a realização de palestras de repórteres e editores dos jornais na universidade e a concessão de bolsas de estudos para funcionários da empresa nos cursos de graduação e pós-graduação da Unimep.

Os alunos selecionados para esta primeira experiência de trainee no Jornal de Limeira são: Ricardo Gonçalves, Amanda Maretti, Ana Paula Rosa, Mariana Bittar, Camila Tatiê da Silva e Marina Campos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Portal Unimep Jornal tem nova home



O Portal de Notícias Unimep Jornal, que integra as produções laboratoriais do Curso de Jornalismo da Unimep, está desde este dia 01 de junho, com novo visual. Além de reformatar a home page e substituir o logo de identificação, os alunos do 3º semestre, na disciplina Laboratório de Jornalismo na Internet I, sob a orientação do professor Wanderley Garcia, implantaram novo menu lateral, com recursos de flash.

Exposição fotográfica apresenta religiosidade de Santa Olímpia



Os costumes e tradições do reduto cultural tirolês em Piracicaba, que compreende os bairros de Santa Olímpia e Santana, serão representados pela exposição fotográfica Santa Olímpia – Vida e Religiosidade, que será realizada na Galeria Unimep, no campus Taquaral da universidade, entre os dias 07 e 18 de junho.

As imagens, que retratam a comunidade de descendentes de italianos de Piracicaba, foram produzidas pelo aluno Anderson Junque, do 5º semestre do Curso de Jornalismo da Unimep, sob a orientação do jornalista e professor de fotojornalismo Thiago Altafini. Segundo o estudante, foram selecionadas fotos que se enquadram no contexto da religiosidade dos habitantes do bairro. “As imagens foram documentadas em eventos como festas, missas, rezas de terços e outras manifestações culturais. É um ensaio espontâneo, que retrata a expressividade em momentos de fé dos moradores de Santa Olímpia”, explica Junque.

A abertura da exposição acontecerá no dia 7 de junho, às 20h50. Na oportunidade haverá apresentação de coral infantil, pertencente ao tradicional Coro Stella Alpina, com canções típicas tirolesas cantadas no dialeto trentino.

Thiago Sanchez Gaspareto - 5º semestre de Jornalismo (Foto: Anderson Junque)