sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Simpósio debate desafios do Jornalismo
























Desafios do Jornalismo Contemporâneo. Este é o tema do 7º Simpósio do Curso de Jornalismo da Unimep, que acontece de 19 a 23 de outubro. O evento tem como proposta estimular a reflexão sobre as causas da crise por que passa a atividade e apontar para alternativas de reinvenção. A atividade marca os 35 anos de ensino de Jornalismo na Unimep.


Participam como expositores, debatedores e mediadores os jornalistas André Maleronka, Felipe Larozza, editores de jornalismo e fotografia do site
Vice News Brasil. Venceslau Borlina Filhoo (Correspondente da Folha de S. Paulo/Campinas), George Aravanis (Editor do TodoDia), Carolina Rodrigues (Repórter da CBN Campinas), Erich Vicente (A Tribuna Piracicabana), José Brito Cunha (Canal Futura) e Florestan Fernandes Júnior TV Brasil.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Geração Futura seleciona aluno da Unimep

























O aluno Vinicius Queiroz, do 4º semestre de jornalismo da Unimep, foi selecionado para participar do programa Geração Futura 2015, promovido pelo Canal Futura. O canal, sediado no Rio de Janeiro, selecionou 33 estudantes, de jornalismo, RTVI e outras áreas de comunicação, de instituições universitárias de todo o país. O grupo selecionado participará de oficinas de produção audiovisual na sede do Canal, no período de 18 a 29 de janeiro de 2016.

Confira a lista de estudantes selecionados.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Documentário é exibido no Acampamento Nelson Mandela


















O documentário “Os sertões do Mandela”, produzido por alunos do Curso de Jornalismo da Unimep, será exibido neste domingo, 4 de outubro, no Acampamento Nelson Mandela, em Piracicaba. A exibição ocorrerá no evento Cinema da Terra, promovido pelo SUP Mídia Livre, às 19 horas, que prevê também a apresentação documentário “Zumbis 2”.


“Sertões de Mandela” foi exibido pela primeira vez na 12ª. Mostra de Documentários do Curso de Jornalismo, no dia 28 de agosto. O documentário também teve uma exibição pública no Largo dos Pescadores, no dia 19 de setembro, como parte da programação do Ocupe o Largo 2, que teve como tema “O Direito à Cidade” e contou com a presença de moradores e lideranças do acampamento Nelson Mandela.

Sertões
O vídeo traz o acampamento “Nelson Mandela” do MST, em Piracicaba, sob a ótica de quem optou por viver ali: dificuldades, rotinas, visões de mundo e os sonhos. A Terra, o Homem e a Luta, capítulos da obra Os Sertões de Euclides da Cunha, norteiam esta história. Chão de terra batida, paredes de madeira, teto de lona, sem esgoto e sem água encanada. Apesar de toda a dificuldade, a paixão e o comprometimento com a luta pela posse definitiva de uma terra para viver dela são mais fortes e os mantêm unidos e perseverantes. A direção é de Leon Botão e a produção dos alunos Evandro Pelligrinotti, Fábio Pesaresi, Leon Botão, Leonardo Alves, Lucas Jacinto e Rodrigo Alonso. A orientação é da professora Ana Maria Cordenonssi.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Unimep promove mesa sobre Fanzine

Os cursos de Design e de Jornalismo da Unimep promovem na próxima terça-feira (06) a mesa redonda “Fanzine – Um mundo de muitas histórias e quadrinhos”. O evento integra a programação da Semana Municipal do Fanzine, instituída pela Câmara de Vereadores de Piracicaba. A atividade será realizada no Campus Taquaral da universidade, no auditório Verde (bloco 2), a partir das 19h30.

A mediação do debate estará a cargo do cartunista e professor de design gráfico Camilo Riani, que também é presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba. Os expositores serão o jornalista Edson Rontani Júnior;
 o especialista em fanzines Gazy Andraus, docente da FIG Unimesp (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo); o ilustrador, caricaturista e designer Érico San Juan e o ilustrador Rafael de Latorre, que Atualmente está traballhando na HQ “Superzeroâ” da editora americana AfterShock, com previsão de lançamento em dezembro de 2015.

A iniciativa do evento partiu do jornalista Edson Rontani Júnior, em virtude da comemoração, neste ano, dos 50 anos de lançamento do primeiro fanzine publicado no Brasil. Denominado “Ficção”, o jornal artesanal foi produzido pelo pai do jornalista, Edson Rontani, em 1965. “O objetivo é proporcionar aos estudantes de comunicação uma informação de qualidade sobre o pioneirismo da cidade de Piracicaba nesta área”, explica Rontani Júnior.


O evento é gratuito e aberto a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia. A organização irá fornecer certificado de participação aos presentes.


Semana
A Semana Municipal do Fanzine foi instituída a partir da aprovação, pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, do Projeto de Decreto Legislativo 057/2014, de autoria do vereador Pedro Cruz. Aprovado no dia 02 de fevereiro desta ano, o decreto institui o Dia do Fanzine, a ser comemorado em 12 de outubro, data do lançamento da publicação Fanzine, em 1965. As atividades da Semana do Fanzine terão início no dia 05 de outubro, quando o jornalista Edson Rontani Júnior falará aos vereadores no início da sessão da Câmara, e prosseguem com outras atividades ao longo do mês.