quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Exposição sobre equoterapia chega à Unimep

Banner de abertura da exposição / Foto Carol Brunelli

Quadros "suspensos" na entrada do bloco
 Foto: Carol Brunelli


























Alessandra Postali (4º semestre de Jornalismo da Unimep)

A exposição fotográfica da Equoterapia Daoud chegou ao campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba, em Piracicaba, nesta segunda-feira, 24 de novembro. As imagens reúnem momentos dos praticantes durante os tratamentos realizados no Parque Cidade, junto à Hípica, em Limeira.

A realização é resultado de projeto dos alunos do curso de Fotografia da Unimep, em parceria com estudantes do 4º semestre de Jornalismo, que fazem voluntariamente o trabalho de Assessoria de Imprensa da Daoud.

No total, 30 trabalhos compõem a exposição - que já passou pela galeria do Teatro Vitória e pelo Pátio Limeira Shopping, em Limeira. Depois da Unimep, a mostra segue para o Espaço Cultural Vereador Milton Ferrari, na Câmara de Vereadores de Limeira, onde ficará aberta ao público entre 5  e 12 de dezembro. 

Os interessados podem visitar a mostra gratuita até a próxima sexta-feira, 28, no corredor do bloco 8, e a visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 07h40 às 22h40, e aos sábados, das 07h40 às 18 horas. A Unimep fica na Rodovia do Açúcar, km 156. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3033-7090 ou pelo e-mail: comunicacao.daoud@gmail.com

A associação

A Equoterapia Daoud trabalha no atendimento de crianças, adultos e idosos com diversos tipos de deficiência ou necessidades especiais. Neste trabalho, o cavalo é utilizado em uma abordagem interdisciplinar que une técnicas de equitação e atividades equestres. Criada em 2003, a Daoud conta com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudióloga, pedagoga, equitador, auxiliar-guia e assistente social.

Atualmente são atendidos mais de 50 praticantes. As atividades são realizadas às segundas e terças-feiras, das 7h30 às 17h30 e às sextas e sábados, das 8h às 12h.

Serviço

Equoterapia Daoud de Limeira

Fones: (19) 3033.7090 / 3011.7607 / 3441.5468
Instagram: @equoterapiadaoud
Assessoria de Imprensa: comunicacao.daoud@gmail.com

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sindicato oferece palestras gratuitas a profissionais e estudantes

O Departamento de Formação Profissional do SJSP (Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) programou para novembro e dezembro duas palestras gratuitas. Confira:

A crise Hídrica e a Cobertura da Imprensa

Palestra com o jornalista Reinaldo Canto, no sábado,  29 de novembro, das 10h00 às 12h00, no auditório do Sindicato, rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja. As vagas são limitadas e as inscrições vão até 27 de novembro.

A importância da investigação no setor público

Evento programado para o dia 02 de dezembro, terça-feira, das 9h00 às 12h00, no Auditório da Escola do Tribunal de Contas, na Vila Clementino/SP. Os palestrantes serão os jornalistas Moacir Assunção (Assessor de Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Munícipio) e Pedro Del Picchia (Assessor de Imprensa do Tribunal de Contas). A palestra faz parte da parceria entre o Departamento de Formação Profissional e a Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, que tem por objetivo apresentar as ações de investigação e as práticas de fiscalização exercidas pelos tribunais de contas, contribuindo para que os profissionais de imprensa possam realizar de forma adequada a cobertura de assuntos relacionados à administração pública.

Para as duas palestras serão emitidos certificados.

Inscrições pelo e-mail cursos@sjsp.org.br
Informe a palestra desejada e os dados:

Condições de participação:
* Os sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados: informe nome completo e telefones para contato. 
* Os não sindicalizados: nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb, empresa onde trabalha, função e telefones para contato.
* Os estudantes de Jornalismo, informar a faculdade, período/semestre que estão cursando, data de nascimento, empresa onde trabalha, função e telefones para contato.

Saiba mais em www.jornalistasp.org.br
Outras informações no Departamento de Formação Profissional, com Marlene ou Daniela, de segunda à sexta, das 10h00 às 18h00, pelos telefones (11) 3217 6294 ou 3217 6299 ramal 6233.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Unimep tem quatro finalistas do prêmio Abag/RP de Jornalismo












O Curso de Jornalismo da Unimep tem quatro estudantes na etapa final da 7ª edição do Prêmio Abag/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. A escolha dos finalistas ocorreu no último dia 19 de novembro, quando se reuniu a comissão julgadora, formada por dois jornalistas e três especialistas em agronegócio.


A divulgação dos vencedores em cada modalidade – na categoria Jovem Talento constam as modalidades vídeo e mídia escrita – ocorrerá em evento no próximo dia 28, em Ribeirão Preto, com a presença do jornalista José Hamilton Ribeiro, que dá nome ao prêmio. Cerca de 150 estudantes de jornalismo participaram das cinco atividades práticas oferecidas pela Abag/RP ao longo de 2014, ficando aptos a participarem do prêmio por meio da produção de reportagens sobre o agronegócio.

Entre os finalistas da Unimep estão dois estudantes do 4º semestre: Thiago Asheley Peres, com a reportagem “Tecnologia em prol da produtividade, consciência contra o desperdício como aliada na produção e no combate ao desperdício”, e Fernando do Carmo, com a reportagem “Agricultura de Precisão: Solução para o Agricultor, para o Brasil e para o Mundo”. 

O aluno Lucas Jacinto, do 6º semestre, teve selecionada a reportagem “Academia e agronegócio apresentam soluções para a crise hídrica” e a estudante Elisabete Alhadas dos Santos, do último ano, o trabalho “O cultivo da cana-de-açúcar rumo à sustentabilidade”.

Os estudantes finalistas participam, como convidados, do evento de premiação e concorrem, em cada modalidade, a um prêmio de R$ 2.500,00 (em vale da Fnac) ao primeiro colocado, e máquinas fotográficas para os segundos e terceiros colocados. Os dois primeiros colocados ainda disputam uma bolsa de estudos para um MBA em agronegócio oferecido pelo Pecege, da Esalq/USP. 

Mais informações: Prêmio Abag/RP de Jornalismo

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Programa de Iniciação Científica da Unimep premia alunos de jornalismo

Renato Evangelista, a coordenadora de Pesquisa, Rosana Teodori
 e o orientador do projeto, Belarmino Cesar / Foto: Renato Petean

Laiane recebeu o prêmio da coordenadora de
 Pesquisa, Rosana Teodori / Foto: Renato Petean





























Os alunos Renato Evangelista e Laiane Gastaldelo, do 8º e 6º semestres de Jornalismo, receberam premiação de destaque no Programa de Iniciação Científica da Unimep para o período agosto/2013 a julho/2014. A premiação foi entregue durante a 12ª Mostra Acadêmica da Unimep, no encerramento do 22º Congresso de Iniciação Científica no dia 06 de novembro.

Renato Evangelista conquistou o 1º lugar entre os projetos da área de Ciências Humanas desenvolvidos com apoio do Fapic/Unimep. A premiação foi obtida pelo desenvolvimento do projeto “Notícia e Mediação Gráfico-Visual na Informação que circula na Internet – Análise dos Projetos Experimentais de Jornalismo (2007-2012)”, orientado pelo professor Belarmino Cesar Guimarães da Costa.

Laiane Maria Gastaldelo foi a segunda colocada entre os bolsistas com projetos Fapic/Unimep da área de Ciências Biológicas e da Vida. A estudante desenvolveu o projeto “Atuação da fonoaudiologia em web rádio”, com orientação da professora Regina Zanella Penteado, que ministra a disciplina Laboratório de Voz e Expressividade no Curso de Jornalismo.

Este é o segundo ano seguido que os bolsistas de iniciação científica do Curso de Jornalismo têm seus projetos entre os melhores avaliados da universidade.

Ex-aluno de jornalismo expõe fotos de índios Xavante e Bororó

Missão Matogrosso - Anderson Junque




















A Galeria Unimep recebe, entre os dias 17 e 28 de novembro, a exposição fotográfica Missão Mato Grosso. Trata-se de projeto fotográfico resultado de parceria entre o jornalista Anderson Junque, formado pelo Curso de Jornalismo da Unimep, e a missionária Nayane Borin. As imagens foram produzidas em janeiro deste ano, durante expedição às tribos Xavante e Bororó, em Sangradouro (MT).

Segundo Junque, a mostra traz um recorte do modelo de vida dos indígenas daquela região. São imagens que retratam com riqueza de detalhes o cotidiano e o espaço das tribos visitadas. “As fotos destacam as crenças e costumes dos povos da região, e salientam a riqueza de sua cultura”, afirma o jornalista.

Como parte das ações relacionadas à exposição, o jornalista e fotógrafo realizará, no próximo dia 24, uma palestra aos estudantes do 2º semestre de jornalismo da Unimep, no contexto da disciplina Fotografia, ministrada pelo professor Oliver Mann. Junque irá apresentar vídeo sobre a expedição missionária que possibilitou a produção das fotos e também avaliará o material com os estudantes.

A exposição pode ser vista durante os horários de funcionamento do Campus Taquaral da Unimep, de segunda à sexta-feira, das 07h40 às 22h40 e aos sábados, das 07h40 às 18 horas. O material já esteve exposto em Santa Bárbara D’Oeste e em Americana.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jornalismo tem 25 trabalhos na Mostra Acadêmica











Os estudantes de graduação em Jornalismo participam ativamente da 12º Mostra Acadêmica da Unimep, que acontece entre os dias 04 e 06 de novembro. Ao todo, os alunos de jornal irão apresentar 25 trabalhos, entre relatos de projetos de iniciação científica, experiências de ensino e ações de extensão universitária.

No 12º Simpósio de Ensino de Graduação, que ocorre na quarta-feira (04), serão apresentados 16 trabalhos produzido por estudantes de jornalismo e um de professor da área. O segundo evento com maior participação será o 16º Seminário de Extensão, que acontece na quinta-feira, quando serão expostos quatro trabalhos de estudantes e um de docente.

O Curso também estará presente no 22º Congresso de Iniciação Científica, com dois relatos de trabalhos de pesquisa financiados pelo Fapic/Unimep, e no 12º Congresso de Pós Graduação, com uma comunicação.

A programação completa do evento pode ser conferida em: PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA.

Confira a seguir a relação de trabalhos de estudantes e professores de Jornalismo da Unimep incluídos no evento: 

12º Simpósio de Ensino de Graduação – 05/11/2014 (Quarta-feira, 19h30)

Sessão 16 – Sala 40 / Bloco 03

* DOCUMENTÁRIO ‘PORTELINHA’
Autores: JÉSSICA RODRIGUES DOS SANTOS, LAÍS MENEGATI SCHIAVOLIN, MARIANA ESPEZOTO FORLEVIZE, ARIOVALDO DE CAMPOS JÚNIOR, MARINA NEVES COLTRO, PAULA PEDROSO AMARAL, THAÍS REJANE NASCIMENTO, LUANA RUIZ DA SILVA
Orientadora: ANA MARIA CORDENONSSI

* A NECESSIDADE LITERÁRIA
Autores: NATHALIA APARECIDA SALVADOR, MIRELA COLOMBO
Orientador: LUIZ VELOSO

* 50X14 - AS COPAS DO MUNDO NO BRASIL: UM WEBDOCUMENTÁRIO INTERATIVO
Autores: CAROLINA BUSOLIN CARETTIN, JÉSSICA TALITA JURGENSEN VAZ
Orientador: WANDERLEY FLORENCIO GARCIA

* A JUVENTUDE MILITANTE EM UMA LINHA DO TEMPO MULTIMÍDIA
Autores: LUANA MARCELA SCHIMIDT, MARINA CASINI MATTUS
Orientador: WANDERLEY FLORENCIO GARCIA

* FOTOJORNALISMO E OS GIFS ANIMADOS: A PRODUÇÃO DE UM ÁLBUM INTERATIVO
Autores: GABRIELA MORILIA, FELIPE CÉSAR DE CAIRES, NATHALIA APARECIDA SALVADOR
Orientador: WANDERLEY FLORÊNCIO GARCIA

* PELAS RUAS: AS DIRETAS JÁ E A ASCENSÃO DAS JORNADAS DE JUNHO
Autores: ALESSANDRA FAVERI POSTALI, CAROLINE METLER, GABRIELA BIASINI, ANA CAROLINA BRUNELLI
Orientador: WANDERLEY FLORÊNCIO GARCIA

* NEWSGAME E A INFORMAÇÃO INTERATIVA: É POSSÍVEL FAZER JORNALISMO ATRAVÉS DOS GAMES?
Autores: KAMILA VALLIS FERRAZ, AMANDA CRISTINA CONCEIÇÃO, ARLETE MARIA ANTUNES DE MORAES
Orientador: WANDERLEY FLORENCIO GARCIA

* A DESCOBERTA DAS NARRATIVAS: INFINITAS POSSIBILIDADES MULTIMIDIÁTICAS NO JORNALISMO
Autor: PROFESSOR WANDERLEY FLORENCIO GARCIA

Sessão 17 – Sala 44 / Bloco 03

* EL PAÍS: DA ESPANHA PARA O MUNDO
Autores: NATHALIE CRISTINE GALLO, KARINE FERNANDA SILVA FLORENCIO, BRUNO HENRIQUE MIANO AGUIAR
Orientador: BELARMINO CESAR GUIMARÃES DA COSTA

* ANÁLISE DAS MATÉRIAS DE CAPA DA REVISTA ÉPOCA
Autores: LUCAS GIAN GUIZO, STEFANIE ALVES DE ARAUJO, LAIANE MARIA GASTALDELLO
Orientador: BELARMINO CÉSAR GUIMARÃES DA COSTA

* CULTURA NO VALOR ECONÔMICO: NOTÍCIAS EM FAVOR DA HEGEMONIA
Autores: GLORIA BONILHA CAVAGGIONI, THAIS DE CASSIA FIRMINO
Orientador: BELARMINO CÉSAR GUIMARÃES DA COSTA

* A ANÁLISE VISUAL DE CAPAS DE JORNAIS SOBRE A ELIMINAÇÃO DO BRASIL NA COPA
Autores: RENAN DUARTE BOSQUILIA, EVANDRO PELLIGRINOTTI, FABIO ANTONIO PESARESI FILHO
Orientador: IVONÉSIO LEITE DE SOUZA

Sessão 18 – Sala 46 / Bloco 03

* A MARCA PUBLICITÁRIA E A SOCIEDADE MIDÁTICA
Autores: THIAGO ASHELEY PERES, CAMILA MOURA, ANDRESSA CRISTINA ROSA, VANESSA ZUMSTEIN, JOEL FELIPE HORÁCIO
Orientadora: KARINA GARCIA MOLLO

* CONTAR A VERDADE DÓI: OS 50 ANOS DA DITADURA NO JORNAL DE CLASSE
Autores: GLORIA BONILHA CAVAGGIONI, THAIS DE CÁSSIA FIRMINO
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO

* ACAMPAMENTO NELSON MANDELA E A HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DO JORNALISMO
Autor: BRUNA CAROLINE PIRES
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO

* QUANTO VALE UMA VIDA
Autores: NATÁLIA CRISTINA ELIAS, JOANAN DE OLIVEIRA BATISTA, LAIANE MARIA GASTALDELLO
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO

Sessão 30 – Sala 17 / Bloco 03

"MINHA PRAÇA MINHA VIDA"
Autores: BRUNA GRAZIELA DO CARMO TOGNI, LUCAS JACINTO
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO

22º Congresso de Iniciação Científica – 05/11/2014 (4ª. feira)

Sessão Vida 06 – Sala 43 / Bloco 05


* Atuação da fonoaudiologia em web rádio
Autora: LAIANE MARIA GASTALDELLO
Orientadora: REGINA ZANELLA PENTEADO
Projeto de Iniciação Fapic/Unimep

Sessão Humanas 05 – Sala 19 / Bloco 05 (19h30)

* Notícia e Mediação Gráfico-Visual na Informação que Circula na Internet – Análise dos Projetos Experimentais de Jornalismo (2007 – 2012)
Autor: RENATO FREITAS EVANGELISTA
Orientador: BELARMINO CESAR GUIMARÃES DA COSTA
Projeto de Iniciação Fapic/Unimep

16º Seminário de Extensão – 06/11/2014 (Quinta-feira, 19h30) / Átrio da Biblioteca

Sessão 01

* HISTÓRIAS DA DITADURA CIVIL MILITAR: A CONTRIBUIÇÃO DOSESTUDANTES DE JORNALISMO DA UNIMEP
Autor: PROFESSOR WANDERLEY FLORENCIO GARCIA

Sessão 07

* COMUNIDADE PRATICA JORNALISMO NO UNIMEP NA COMUNIDADE
Autores: ANA CAROLINA COSTA BRUNELLI, ANA CLAUDIA DA SILVA PIMENTEL, VANESSA CRISTINA ZUMESTEEN, LARISSA LOJÓ FERREIRA
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO

* COBERTURA JORNALÍSTICA DO UNIMEP NA COMUNIDADE NOVO HORIZONTE
Autores: ALESSANDRA FAVERI POSTALI, WESLEY JUSTINO, JOEL FELIPE HORÁCIO, THAÍS ALVES
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO

Sessão 08

* JORNAL PARA TODOS NO NOVO HORIZONTE
Autores: LUCAS JACINTO, MARIANA CISCATO, LARISSA LIMA, LIVIA MARIA
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO

Sessão 09
* EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CANTO DOS OLFAIÉS
Autores: MARIANA CISCATO BALTRUNAS PRADO DE MELLO, CARLOS BRUNO DE CASTRO
Orientadora: MARCIA APARECIDA LIMA VIEIRA (Curso de Pedagogia/FCH)

12º Congresso de Pós-Graduação – 06/11/14 (Quinta-feira)

Sessão 23 – Sala 12 / Bloco 07 (19h30)

* REPORTAGEM MOSTRA QUE MULHERES SÃO VÍTIMAS DE ABUSOS E CONSTRANGIMENTO SEXUAL
Autora: CLARA GARCIA GRIZOTTO
Orientador: PAULO ROBERTO BOTÃO