quarta-feira, 30 de abril de 2014

Abertas inscrições para projetos de iniciação científica

A Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimep abriu neste dia 30 de abril inscrições para os projetos de Iniciação Científica pré-qualificados pela instituição. As inscrições podem ser feitas por todos os alunos da universidade, diretamente pela intranet, até o dia 07 de maio.

Os estudantes podem se inscrever para até dois projetos, em qualquer área. Entretanto, no caso dos estudantes de jornalismo existem dois projetos que fazem interface com a área. Trata-se dos projetos "Condições de Saúde de Jornalistas - Uma revisão sistemática exploratória da literatura", da professora Regina Zanella Penteado, e "Veja' Imagem e Critérios de Noticiabilidade, Linguagem Jornalística e Entretenimento", do professor Belarmino Cesar Guimarães da Costa.

Apresentações de iniciação científica

Apresentação de Renato Evangelista, na sessão 01
















Os estudantes do Curso de Jornalismo da Unimep, Renato Evangelista (7º semestre) e Laiane Guastaldello (5º semestre) apresentaram nesta quarta-feira, 30, relato sobre o desenvolvimento de seus projetos de iniciação cientifica. As apresentações integraram as bancas de Pré-Avaliação de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica da Unimep.

O aluno Renato Evangelista apresentou relato sobre o projeto "Notícias e Mediação Gráfico-Visual na Informação que Circula na Internet", da Faculdade de Comunicação, realizado sob a orientação do professor Belarmino Cesar Guimarães da Costa. A aluna Laiane expôs o andamento do projeto "Atuação da Fonoaudiologia em Web Rádio", da Faculdade de Ciências da Saúde, orientado pela professora Regina Zanella Penteado.

Alunos da Unimep visitam Globo São Paulo













Os alunos do 5º semestre de Jornalismo da Unimep visitam, nesta quarta-feira, 30, as instalações da TV Globo em São Paulo, local em que funciona a Central de Jornalismo da emissora. A visita faz parte das atividades da disciplina Jornalismo Audiovisual, sob a coordenação da professora de telejornalismo Ana Maria Cordenonssi. A comitiva integrada por 30 estudantes e pela professora Ana Maria conta ainda com a presença do professor visitante Stephen C. Coon, da Iowa State University, que atua na Unimep entre março e junho deste ano.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aluno da Unimep participa da cobertura da Agrishow


O aluno Lucas Jacinto, do 5º semestre de Jornalismo, participa, de 28 de abril a 02 de maio, da equipe de cobertura jornalística da Agrishow, em Ribeirão Preto. O estudante irá integrar pool de jornalistas coordenado pela Mecânica de Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa da feira, considerada a terceira maior no mundo.

A oportunidade surgiu a partir de convite feito pela Abag/RP(Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto) e possibilitará ao aluno acompanhar todas as ações de comunicação durante o evento, incluindo a cobertura em si todas as coletivas  políticas,  setoriais e das indústrias.

Durante o período, o discente permanecerá hospedado com jornalistas de todo o Brasil e outros países da América Latina e todos os custos de sua participação serão de responsabilidade da Abag/RP.

Facom promove palestra Nikon School

terça-feira, 22 de abril de 2014

Docentes da Unimep participam do 15º ENPJ












Os professores Belarmino Cesar Guimarães da Costa (diretor da Faculdade de Comunicação), Paulo Roberto Botão (coordenador do Curso de Jornalismo), e Wanderley Garcia, do curso de Jornalismo da Unimep, participam, entre os dias 24 e 27 de abril, do 15º Encontro Nacional de Professores deJornalismo. O evento será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba (PR) e terá como tema central a implantação das Novas Diretrizes Curriculares para o ensino de Jornalismo no país.

O professor Botão será o mediador do 6º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, que acontece na sexta-feira, 25/04, das 09h30 às 12h00. O evento terá como expositor o professor Eduardo Meditsch (UFSC), que fará exposição sobre o tema “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo”. Após a exposição, os coordenadores de curso e demais participantes irão debater o processo de implantação da nova orientação aprovada pelo MEC, que tem prazo até 2015 para ser implantada pelas instituições de ensino de todo o país.

Intercâmbio: aluna de jornal ficará próximo semestre no México


    Foto: Bruno Aguiar

A aluna Karine Florêncio, do 5º semestre de Jornalismo da Unimep, foi selecionada para participar do Programa de Intercâmbio entre a Unimep e a Umad (Universidad Madero) no México. Com isso, a estudante irá cursar o próximo semestre (segundo semestre deste ano) na instituição mexicana, situada na cidade de Puebla.

Este é o terceiro ano seguido que o Curso de Jornalismo envia intercambistas para o México: em 2012 o participante foi o discente André Medolago (atualmente cursando o sétimo semestre) e em 2011 a aluna Ariane Precoma (cursando atualmente seu último semestre na Unimep).

Em 2010 o curso também manteve estudante fazendo intercâmbio nos Estados Unidos. O discente Arthur Belotto permaneceu um semestre letivo na instituição norte-americana Marietta College.