quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Banca avalia produtos de vídeo e multimídia nesta quinta-feira

A etapa de avaliação dos produtos do 24º Prêmio Losso Netto de Jornalismo acontece nesta quinta-feira, 29, no Auditório Verde da Unimep, a partir das 19h30. A sessão contará com a presença dos avaliadores das modalidades vídeo e multimídia.

O Prêmio, em homenagem ao proprietário do Jornal de Piracicaba, contempla o grupo de estudantes de Jornalismo cujos projetos finais do Curso obtiverem a maior pontuação da banca externa convidada. Os trabalhos são avaliados nas versões: monografia, impresso, multimídia, rádio e vídeo.

Às 19h30, o jornalista Juliano Carvalho, mestre em Ciência Política (Unicamp), com doutorado em Comunicação Social (Umesp) e Pós-doutorado em Digitalização e Indústrias Criativas (Universidade de Sevilha, Espanha), avaliará a produção de multimídia. Carvalho é diretor de Relações Institucionais do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), coordena o Portal Toque da Ciência, e também é professor da Pós-Graduação em Comunicação Midiática e do Curso de Jornalismo e líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Em seguida, a ex-aluna da Unimep Silmara Biazoto, mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo fará as considerações sobre a produção de vídeo. A jornalista trabalhou com repórter e apresentadora nas emissoras TV Americana, TV Jornal, TV Carioba e TV Gazeta em São Paulo. Ainda como repórter e apresentadora participou de uma campanha política em 1998, em Boa Vista/Rorâima. Foi professora de jornalismo na Unesp de Bauru, na Aesa em Aracatuba, na Fiam, Unifeo e, nos últimos nove anos, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Trabalhos que concorrem ao 24º Prêmio Losso Neto de Jornalismo:

Metro São Paulo - Caroline Solano Moreira, Cíntia Tavares , Leonardo Belquiman Pereira, Lucas Calore, Mariana Baptista Neves, Nayara Carolini de Oliveira, Ronald Gonçales e Sabrina Franzol.

Bravo! - José Alexandre de Almeida, Karina Bonfá Iorio, Laura Cerri Tesseti, Luana Michele Rodrigues, Natália Goltara e Valéria Spinelli.

Link - Ana Carolina Miotto, Angélyca Lizzie Paiva, Bruna Michaella B. Frasson, Flavia Dias Ribeiro e Raphael Justino Luiz dos Santos.

TV Folha - Antônio Corazza Netto , Arthur Belotto, Carla Damaris Vigarani Rossignolli, Cláudia Assêncio de Campos, Jackson José Rossi, Josiane Leite Joveli, Ricardo Gonçalves e Suzana Carrascosa Storolli.

Rádio AM - Eduardo Coletta de barros Castelar, Felipe Abrahão, Fernando Galvão Pellini, Luiz Felipe Leite, Rafaela Gazeta Amigo, Saulo Assis Saes Neto, Vanessa dos Santos de Carvalho e Vladimir Catarino.

Ana / MTb.21.204 – 29.11.2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Losso Netto: banca avalia monografias, rádio e impresso nesta quarta

Nesta quarta-feira (28.11), no Auditório Verde do Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba, às 19h30, começa a primeira etapa do 24º Prêmio Losso Netto de Jornalismo, oferecido em pelo Jornal de Piracicaba. A banca externa para definir a premiação é constituída por profissionais com experiência no mercado.

O Prêmio, em homenagem ao proprietário do Jornal de Piracicaba, contempla o grupo de estudantes de Jornalismo, cujos projetos finais do Curso obtiverem a maior pontuação da banca externa convidada, com uma viagem em território nacional. Os trabalhos são avaliados nas versões: monografia, impresso, multimídia, rádio e vídeo.

Nesta quarta, as monografias serão examinadas pelo professor doutor José Lima Junior, graduado em Filosofia, mestre em Educação e doutor em Comunicação e Semiótica. O professor trabalha na Unimep há 35 anos, com disciplinas da área da Filosofia e é autor dos livros “Corpoética” (1986) e “Humorte” (2001).

O repórter especial e editor especializado em assuntos de Defesa e Tecnologia Militar do jornal O Estado de S. Paulo, Roberto Godoy, que atua desde 1971 no Grupo Estado, avaliará reportagens do jornal Ponto Final. O jornalista é ganhador de cinco Prêmios Esso de Jornalismo (três individuais e dois em equipe), um Prêmio “Rei de Espanha” e de 12 outros títulos. Roberto Godoy começou a trabalhar, ainda adolescente, no Correio Popular, de Campinas, como revisor e foca da editoria de Esportes na área de automobilismo. Foi diretor da Sucursal de Campinas, coordenador da Editoria de Política, editor Executivo e coordenador Editorial Nacional. Em 1994 deixou o Estadão para assumir a diretoria editorial do sistema RAC, de Campinas. Em 2000 retornou ao Grupo OESP com a missão de cuidar da montagem do conteúdo da primeira versão do portal estadão.com.br na internet. Em 2007, reassumiu a função de Repórter Especial.

Ao jornalista Marcelo Cardoso, mestre em Comunicação e professor de Jornalismo e Rádio e TV na Universidade de Santo Amaro (Unisa-SP) e no Centro Universitário Fiam-Faam/FMU, caberá comentar as produções de rádio. Cardoso atuou por 15 anos, no O Estado de S. Paulo, Agência Estado, rádios Bandeirantes, Eldorado, Capital e América, e integra os Grupos de Pesquisa “Comunicação e Cultura do Ouvir”, da Faculdade Cásper Líbero, “Jornalismo Alternativo” (Alterjor-ECA/USP) e o Núcleo de Pesquisa “Rádio e Mídia Sonora”, do Intercom. Orientou a produção de documentário em áudio, categoria Jornalismo, que venceu as etapas regional e nacional do prêmio Expocom/Intercom, em 2011.

Neste ano, os temas envolvem pesquisa sobre “Metro São Paulo”, revista Bravo!, caderno Link, TV Folha e rádio AM. As monografias foram orientadas pelos professores: Paulo Roberto Botão, Rose Bars, Luis Veloso, Wanderley Garcia e Ana Maria Cordenonssi. A produção do encarte Ponto Final no JP foi orientada pelo professor Paulo Roberto Botão e a produção multimídia, pelo professor Wanderley Garcia. Os programas de rádio tiveram a orientação de Luciane do Valle e os de vídeo, de Ana Maria Cordenonssi.

Trabalhos que concorrem ao 24º Prêmio Losso Netto de Jornalismo

Metro - Caroline Solano Moreira, Cíntia Tavares , Leonardo Belquiman Pereira, Lucas Calore, Mariana Baptista Neves, Nayara Carolini de Oliveira, Ronald Gonçales e Sabrina Franzol.

Bravo! - José Alexandre de Almeida, Karina Bonfá Iorio, Laura Cerri Tesseti, Luana Michele Rodrigues, Natália Goltara e Valéria Spinelli.

Link - Ana Carolina Miotto, Angélyca Lizzie Paiva, Bruna Michaella B. Frasson, Flavia Dias Ribeiro e Raphael Justino Luiz dos Santos.

TV Folha - Antônio Corazza Netto , Arthur Belotto, Carla Damaris Vigarani Rossignolli, Cláudia Assêncio de Campos, Jackson José Rossi, Josiane Leite Joveli, Ricardo Gonçalves e Suzana Carrascosa Storolli.

Rádio AM - Eduardo Coletta de Barros Castellar, Felipe Abrahão, Fernando Galvão Pellini, Luiz Felipe Leite, Rafaela Gazeta Amigo, Saulo Assis Saes Neto, Vanessa dos Santos de Carvalho e Vladimir Catarino.

Ana / MTb.21.204 – 26.11.2012

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Formandos de 2012 apresentam projetos do 24º Prêmio Losso Netto de Jornalismo

Dias 26 e 27 de novembro, no Auditório Verde do Campus Taquaral da Unimep, os alunos do Curso de Jornalismo apresentam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para a banca interna de professores. Os trabalhos são produzidos a partir de um tema da área de comunicação e cada grupo desenvolve pesquisa e entrevistas em cinco linguagens: monografia, jornal impresso, multimídia, rádio e vídeo. Neste ano, os TCCs abordaram cinco temas principais:

1. Globalização e comunicação: o jornal Metro como articulador da informação
Autores: Caroline Solano Moreira, Cíntia Tavares, Leonardo Belquiman Pereira, Lucas Calore, Mariana Baptista Neves, Nayara Carolini de Oliveira, Ronald Gonçales e Sabrina Franzol. Orientador: Paulo Roberto Botão

2. A pauta na Bravo! O que é notícia para uma revista do segmento cultural?
Autores: José Alexandre de Almeida, Karina Bonfá Iorio, Laura Cerri Tesseti, Luana Michele Rodrigues, Natalia Goltara e Valéria Spinelli.
Orientadora: Rosemary Bars Mendez

3. Redes Sociais no jornalismo sobre a cultura digital: o uso do Twitter e Facebook pelo Link do Estadão
Autores: Ana Carolina Miotto, Angélyca Lizzie Paiva, Bruna Michaella B. Frasson, Flavia Dias Ribeiro e Raphael Justino Luiz dos Santos.
Orientador: Wanderley Florencio Garcia

4. Interesse público e critérios de noticiabilidade: um estudo sobre o programa TV Folha
Autores: Antônio Corazza Netto, Arthur Belotto, Carla Damaris Vigarani Rossignolli, Claudia Assêncio de Campos, Jackson José Rossi, Josiane Leite Joveli, Ricardo Gonçalves e Suzana Carrascosa Storolli.
Orientadora: Ana Maria Cordenonssi

5. Radiojornalismo e emissoras AM: linguagem, público-alvo e digitalizaçãoAutores: Eduardo Coletta de Barros Castellari, Felipe Abrahão, Fernando Galvão Pellini, Luiz Felipe Leite, Rafaela Gazeta Amigo, Saulo Assis Saes Neto, Vanessa dos Santos de Carvalho e Vladimir Catarino.
Orientador: Luiz Antonio Veloso Siqueira

Programação das Apresentações:

26/11 (2ª feira)
19h30 - Metro
20h30 - Revista Bravo!

27/11 (3ª feira)
19h30 - Link
20h30 - TV Folha
21h30 - Rádio AM


24º Prêmio Losso Netto de Jornalismo

O Prêmio, em homenagem ao proprietário do Jornal de Piracicaba, contempla o grupo de estudantes de Jornalismo, cujos projetos obtiverem a maior pontuação da banca externa convidada. A banca para definir a premiação é constituída por profissionais com experiência nas respectivas áreas.

Na noite de 28.11, no Auditório Verde, os alunos ouvem as considerações do avaliador das monografias, a partir das 19h30. Em seguida, os avaliadores do jornal impresso e do rádio farão os comentários sobre estes produtos.

Dia 29.11, a partir das 19h30, no mesmo auditório, os avaliadores de multimídia e de vídeo também fazem as considerações sobre os respectivos produtos.

Na noite do dia 30.11, também no Auditório Verde, às 19h30 será realizado o “2º Jornalistas de Talento da Unimep” para difundir e incentivar a produção cultural entre os estudantes. Às 21h ocorrerá o anúncio dos vencedores do 2º Prêmio Destaque em Comunicação “Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso” e do 24º Prêmio “Losso Netto de Jornalismo”, oferecidos em parceria com o Jornal de Piracicaba.

Ana Maria Cordenonsi / MTb.21.204 - 21.11.2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alunas da Unimep são finalistas em prêmio da Abag


Cláudia Assêncio e Laila Braghero / Foto: Thiago Polacow


As alunas Cláudia Assêncio de Campos e Laila Braghero, do 8º e 6º semestres do Curso de Jornalismo da Unimep estão entre os finalistas do V Prêmio Abag/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”. As estudantes tiveram reportagens classificadas na categoria Jovem Talento, que premia material publicados em mídias laboratoriais dos cursos de jornalismo.

Para participar do concurso, além de produzir as reportagens, as estudantes participaram de um conjunto de eventos promovidos pela Abag/RP (Associação Brasileira do Agro Negócio de Ribeirão Preto), quando tiveram a oportunidade de conhecer este segmento da economia do país.

Cláudia Assêncio de Campos produziu a reportagem “Agronegócio sustentável – A pílula do momento”, na qual trata da busca pela produção de qualidade dos alimentos, enquanto Laila inscreveu a reportagem “Subprodutos da indústria canavieira são mote do planeta sustentável”, que destaca a importância do biocombustível como alternativa energética. Os textos podem ser lidos no site laboratório www.soureporter.com.br, do Curso de Jornalismo da Unimep.

A solenidade de anúncio dos vencedores e entrega dos prêmios acontece na próxima quarta-feira, 28 de novembro, às 19 horas, em Ribeirão Preto. Mais informações podem ser vistas no site da Abag/RP: www.abagrp.org.br

Confira:

V Prêmio Abag/RP de Jornalismo

Agronegócio sustentável – A pílula do momento

Subprodutos da indústria canavieira são mote do planeta sustentável